#II Mês do Halloween: Assassinato no Expresso do Oriente

Autora: Agatha Christie
Título original: Murder on the Orient Express
Tradução: Archibaldo Figueira
Editora: Harper Collins Brasil
Páginas: 200
Onde encontrar: Amazon BR | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

Sinopse: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.
O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

Minha mãe sempre gostou de ler. Ela tinha livros de diversos gêneros guardados no maleiro do quarto dela. Entre eles, uma seleção de livros da Agatha Christie publicados na década de 80. As capas eram horrivelmente feias - todos os livros publicados na década de 80 parecem ter capas horrorosas - e nunca chamaram minha atenção visualmente, por isso enrolava muito para ler. Mas, antes que eu pudesse lê-los, minha mãe os doou para caridade. Sendo assim, demorei muito até finalmente começar minha própria procura pelos livros da Rainha dos Crimes.
Durante a Bienal do Livro deste ano, não resisti a algumas promoções e comprei alguns livros maravilhosos da editora Harper Collins, incluindo clássicos da Agatha Christie com capas duras e desenhadas - edições maravilhosas que valem muito a pena ter!

Agatha Christie
Resolvi aproveitar então nosso especial do Halloween para finalmente ler um dos títulos mais conhecidos de Agatha Christie: Assassinato no Expresso do Oriente, que inspirou peças teatrais e até gerou um filme em 1974, vencedor do Oscar. 
E o sucesso continua até os dias atuais! Tanto é que a Fox prometeu anunciou uma nova adaptação do clássico com Kenneth Branagh como Hercule Poirot e um elenco de peso com: Johnny Depp, Daisy Ridley, Judi Dench, Michelle Pfeiffer e Michael Pena. Infelizmente, sem data prevista para lançamento ainda.

Publicado originalmente em 1934, Assassinato no Expresso do Oriente apresenta mais um caso do famoso detetive Hercule Poirot - um homem baixinho e com bigodes enormes que não gera grande comoção à primeira vista. Isso até ele solucionar alguns mistérios, é claro. ;)

O protagonista da história, Hercule Poirot, é um detetive belga que, na minha humilde opinião, é um dos personagens mais interessantes e inteligentes da literatura - dividindo o cargo com o inglês Sherlock Holmes. O detetive Poirot está presente em 33 livros e 54 contos da autora e continua até hoje sendo um sucesso mundial.

Em Assassinato no Expresso do Oriente, Poirot chega à Turquia após solucionar mais um caso na Síria. O detetive pensa em aproveitar alguns dias para conhecer o local, mas logo recebe um telegrama na recepção do hotel pedindo o seu retorno o mais rápido possível à Inglaterra.

Ator David Suchet fez Poirot durante série
Poirot então parte para conseguir uma passagem no Expresso do Oriente, que está lotado de passageiros - embora seja uma época incomum para o excesso de viajantes.
E logo no terceiro dia de viagem, o detetive belga é chamado pelo diretor da empresa (e também seu velho amigo) para solucionar um mistério. Um dos passageiros da primeira classe, o sr. Ratchett, foi encontrado morto, esfaqueado 12 vezes, segundo o médico grego que estava presente no trem.

Na mesma noite do crime, uma forte nevasca na Iugoslávia paralisou o trem. Então, Poirot e todos os passageiros sabem que o assassino não teve a oportunidade de fugir do vagão e, portanto, é um deles. 
Assim, Poirot irá investigar, checar a cabine do morto, ouvir todos os passageiros e condutores do trem, para então pensar como solucionar esse mistério.

Entre os suspeitos temos o condutor do vagão (Pierre Paul Michel), e os passageiros: a barulhenta americana Sra. Hubbard, a séria governanta inglesa Mary Debenham, a nobre princesa russa Dragomiroff, o secretário de Ratchett (Hector McQueen), um jovem casal apaixonado (o conde e a condessa Andrenyi), o coronel britânico Arbuthnot, o valete de Ratchett (Edward Henry Masterman), a dama sueca Greta Uhlsson, a dama de companhia da princesa russa (Hildegarde Schmidt), o misterioso americano sr. Hardman e o italiano Antonio Foscarelli
Mas quem será o(a) assassino(a)?

Assassinato no Expresso do Oriente é, de fato, um livro muito bom.
Agatha Christie leva o leitor direto para becos de sinuca sem resposta alguma. Durante a leitura, cada testemunho dá pistas para desvendar. É como um enigma que parece não ter respostas. A menos que alguém esteja mentindo. Mas quem será?

O título é fácil e rápido de ler - as poucas páginas ajudam também -, mas o mistério prende a atenção do leitor o tempo todo. Sem dizer que o desfecho é muito inteligente. Embora tenha imaginado várias soluções para o caso - e acertado algumas coisas -, o final acabou me surpreendendo em muitos detalhes interessantes.

A obra é super recomendada para fãs de mistério e suspense! Com certeza irão gostar. :D



13 comentários :

  1. Desde que a autora Sophie Kinsella disse que os livros preferidas dela eram da Agatha, fiquei ainda mais curiosa para embarcar em alguma história dela. Esse parece não assustar tanto e, sim, prender o leitor a cada página, né? Dica mega anotada! =)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Eu sempre tive muita vontade de ler algum livro da Agatha, mas infelizmente nunca tive a oportunidade. Quem sabe um dia eu possa compra todos os ivros dela de uma vez. Eu amo ler livros sobre assassinatos e investigações.
    Adorei saber mais sobre a escritora e sobre esse livro em específico.

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
  3. Oi Carolina,
    Adoro Agatha, mas faz uma data que não leio nenhum livro dela #ShameOnMe.
    O que eu mais gosto da Agatha é justamente o fato como ela sempre consegue ir enganando o leitor, que sempre cria inúmeros teorias mas dificilmente acerta o que realmente aconteceu.
    Como já sei o final de Assassinato no Expresso do Oriente, o livro não é uma das minhas prioridades de leitura no momento.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Agatha arrasa msm né...Fiquei com mta vontade de ler e com toda ctz descobri mais desse assassinato!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Carooool
    Essas capas da Harper Collins ficaram maravilindas!
    Vi um box esses dias com vários da Agatha, quase comprei, haha.
    Já li alguns títulos dela, mas esse, um dos mais famosos, ainda não.
    Mas fiquei curiosa.
    E há alguma dúvida de que você ia saber alguns dos desfechos? Você sempre acerta! Hahaha. Ou pelo menos chega perto. :P
    Espero ler antes da produção nova.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carolina!!
    Adoro os livros da Agatha Christie. Mais esse livro ainda não li. Mais quero muito ler pois adoro livros de mistério e suspense. Concordo que as capas nos anos 80 eram muito feias!! Agora elas estão muito melhor!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Muito bom, hein!
    A história parece bastante instigante. Com certeza gostaria de ler

    ResponderExcluir
  8. Como adoro esse clima de suspense e mistério que envolve os assassinatos esse livro é para mim rsrs. Li acho que dois livros da autora e gostei pretendo ler mais, só que não foi com esse detetive que é bem famoso nos livros da autora foi outro, esse preciso conhecer, já fiquei imaginando qual dos nomes citados é o assassino, mas quase sempre erro rs.

    ResponderExcluir
  9. Olá Carolina, tudo bem?

    Você acredita que ainda não li nada da Agatha Christie? Mas eu tenho um box em casa e na hora certa começarei a leitura...kkk....excelente resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Agatha Christie e esse é um amor que também compartilho com minha mãe, esse foi o meu primeiro dela e também o primeiro suspense policial e sempre acabo relendo e me surpreendendo de novo com o final. Esse livro ajudou a construir o meu amor pela literatura e gostaria de ter ele nessa versão maravilhosa.

    ResponderExcluir
  11. Oi :)
    Eu sempre gostei do gênero Policial mas leio poucos livros com essa temática, não sei o porque. Sempre tive vontade de ler os livros da Agatha Christie pois só ouço comentários positivos sobre sua escrita e sobre suas obras. A estória parece ser interessante, e o que me fez querer ler ainda mais foi porque você disse que o mistério nos prende o tempo todo, então acho que vou gostar bastante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Leio Agatha Christie desde os 12 anos e Hercule Poirot é o melhor detetive que conheço dos livros e dos filmes. Esse livro já li e é muito legal mesmo, vale a pena ler. E como sugestão A noite das bruxas e Os crimes A B C, também da Agatha, são ótimos suspenses para quem gosta do estilo.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nenhum livro da autora, mas parecem ser muito bons!! Esse parece ser um ótimo livro pra começar, com trama inteligente e rápido de ler. Estou de olho naqueles boxes maravilhosos, espero que estejam com preço na Black Friday.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer três blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook