#II Mês do Halloween: Doutor Sono - O Iluminado #02

Autor: Stephen King
Título original: Doctor Sleep
Tradução: Roberto Grey
Série: O Iluminado
Editora: Suma de Letras
Páginas: 475
Onde encontrar: AmazonBR | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa


Sinopse: Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O Iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder. Seus destinos se cruzam com uma tribo chamada Verdadeiro Nó, que viaja em trailers pelas rodovias da América. Eles parecem inofensivos - em sua maioria idosos, com roupas fora de moda, vivendo vidas nômades. Mas como Dan sabe, e Abra logo irá descobrir, o Verdadeiro Nó é um grupo quase imortal, que se alimenta do vapor exalado por crianças iluminadas quando são lentamente torturadas até a morte.

Às vezes eu acredito muito que existe destino ou algo parecido. Essa é uma das vezes. Digo isso porque queria muito ler Doutor Sono, sequência de O Iluminado (Resenha), desde seu lançamento. Li ótimas resenhas e estava realmente curiosa para saber o que tinha acontecido com o jovem Danny depois de sobreviver ao hotel Overlook. E até pensei em adicionar o título para as leituras do mês, mas depois acabei decidindo por um livro da Anne Rice que está parado há um bom tempo na minha prateleira - e pelo visto vai ficar mais um pouco! (Rsrs)

Enfim, olha só como as coisas são “destinadas”: quando fomos gravar a TAG Livros ou Travessuras 2.0 com os meninos do Irmãos Livreiros, o Dani (tem até o mesmo nome do protagonista) me presenteou com nada menos que uma edição de Doutor Sono!! Demorei alguns dias para decidir se deveria trocar outro título da minha programação, mas logo que comecei a ler não tive mais dúvidas.

Jovem Danny no terrível Overlook

A história, como devem imaginar, acompanha Danny Torrance ao longo de anos após sua experiência assustadora no hotel Overlook. Durante sua infância, alguns dos fantasmas do terrível hotel vão assombrar o garoto que contará com a ajuda de Dick Hallorann, o cozinheiro também iluminado do primeiro livro, para se livrar deles.

Com o passar dos anos, Dan se perde no “legado” de alcoolismo e violência de seu pai. Pulando de cidade em cidade, de emprego em emprego. Quando o destino interfere, ele se instala na pequena Frazier, em New Hampshire, onde encontra algumas mãos estendidas e um apoio dos Alcoólicos Anônimos. 
Nessa virada de vida, Dan consegue se manter empregado em uma casa de repouso e também encontra sua vocação. Graças à sua iluminação, Dan dá conforto e ajuda os pacientes terminais a terem um descanso final. Com a ajuda de um gato que parece sempre prever a morte dos hóspedes, ele fica conhecido na região como Doutor Sono.

Ao mesmo tempo que acompanhamos essa jornada na vida de Dan, conhecemos também a jovem Abra Stone. Uma menina que desde bebê apresenta um dom espetacular. Uma “iluminação” muito mais poderosa que a do próprio Dan. Vivendo na cidade de Anniston, próxima de Frazier, Abra e Dan vão se ligar de uma forma que apenas os iluminados podem fazer.

Como nem tudo são rosas, também seremos apresentados ao Verdadeiro Nó. Uma comunidade de seres que já foram humanos, mas que se tornaram praticamente “vampiros” sedentos por crianças iluminadas. Eles vivem em trailers e parecem com idosos simpáticos, mas escondem almas negras que sequestram, torturam e matam jovens para poder inalar sua “iluminação”. Dessa tribo, o grande destaque é Rose, a Cartola. Líder do grupo por mais 100 anos, é extremamente poderosa, orgulhosa e vive para manter seus membros bem alimentados e obedientes a ela, obviamente. 

Por conta de sua poderosa iluminação, Abra se torna um alvo extremamente desejado para Rose e seus seguidores. E Dan é a única pessoa que poderá ajudá-la. Só que para salvar a garota, Dan terá que enfrentar os demônios do passado que tanto quis esquecer. Será uma batalha com poderes mentais e exaustão física, valendo a alma de Dan e Abra.


Por mais difícil que possa parecer, Doutor Sono é ainda melhor que O Iluminado (Resenha). O livro é simplesmente incrível!! 
Stephen King demorou mais de trinta anos para escrever essa sequência, mas digo a vocês que a espera valeu muito a pena. A obra é simplesmente completa. 

Todos os personagens são riquíssimos e muito bem trabalhados. Dan não teve uma vida fácil e o vício o fez chegar no fundo do poço (que é diferente de um alcoólatra para outro). Mas o destino intervém e ele recebe o abrigo e apoio necessário nessa pequena cidade para se tornar um adulto de verdade, que logo terá uma jovem pupila para ensinar sobre as dificuldades de se viver como um “iluminado”.

O desenvolvimento da jovem Abra e da maléfica Rose também são incríveis. Ambas poderosas, vaidosas e orgulhosas. Praticamente uma luta entre o bem e o mal. É, de fato, de tirar o fôlego.

Eu, enquanto lia Doutor Sono: "Estou lendo, saia do meu quarto."

Fora isso, Stephen King ainda criou diversas conexões dos acontecimentos desta obra com o primeiro livro. E para quem já leu a obra, há uma satisfação maior em descobrir essas "novidades".

Enfim, o livro é simplesmente emocionante. Eu o devorei em poucos dias e fiquei extremamente feliz por ter tido a oportunidade de lê-lo. Então, obrigada Dani por ter me dado esse livro incrível!!!
Com certeza, essa foi uma das melhores leituras do ano e o livro já está no meu ranking de favoritos. 

Por isso, LEIAM!! Não tem como se arrepender!!! 





9 comentários :

  1. Babando!!
    King supera td msm! Sua resenha me dxou com gosto d qro mais Carolina! Doida pra saber o q aconteceu com Danny!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tá na minha listinha a tanto tempo que até tinha me esquecido dele. Fiquei com receio de ler exatamente por ter medo de não ser tão bom quanto foi o iluminado, e eu acabar me decepcionando com os dois, mas a verdade é que eu sou sempre receosa com qualquer continuação, sempre acho que podia ter mais e ao mesmo tempo que deve ter um ponto final. Vamos ver se ano que vem eu acabo com isso e leio esse.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carolina!!
    Estou aqui louca para ler O iluminado e dou de cara com esse livro de Stephen King!! Pois é agora quero muito ler esses dois livros e descobrir os mistérios que têm na história deles.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Mais de 30 anos para escrever a continuação?
    Isso que eu chamo de grande espera.
    Que bom que esse ainda chega a ser melhor que o primeiro.
    Tenho interesse em ler. King é sempre muito bem elogiado.

    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Como sempre nos surpreende. O cara é o máximo.

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse livro, mas ainda não li. Nossa que reviravolta na vida de Dan, adorava ele que pena que foi pelo mesmo caminho do pai não esperava isso, mas o mais importante é que ele melhora e passa a ajudar as pessoas da casa de repousa, e Abra a enfrentar o mal.

    ResponderExcluir
  7. Carol querida, você sempre me acaba convencendo a ler o que você gosta.
    Eu tenho pavor de terror e agora fiquei com vontade de ler O Iluminado e Dr. Sono.
    Se eu ficar com medo e não conseguir dormir, você vai me fazer companhia em madrugadas insones, quero nem saber, hahaha.
    Pelo que comentamos no Facebook, eu vi sua empolgação pelo livro.
    Talvez os 30 anos "cozinhando"a história tenha feito com que ela fosse ainda mais sensacional.
    Bom saber que o King até melhora com o tempo.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Eu amo os livros do King!! Essa com certeza foi uma espera que valeu a pena!! No começo fiquei um pouco triste ao ver que o Dan seguiu os passos do pai e quase foi parar no fundo do poço... Mas o modo que o King conduz a história é sensacional. Ele sabe desenvolver os personagens como ninguém!! é uma leitura que vale a pena!!

    ResponderExcluir
  9. Ah esse livro.... Minha nossa, não sei nem o que dizer em relação a ele. Nao importa se você tem medo, se você não curte terror, GENTE ESSE LIVRO DEVE SER LIDO POIS E UMA PEQUENA OBRA DE ARTE. KING E O REI E NÃO HA COMO NEGAR *.*

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook