#II Mês do Halloween: Invocadores do Mal

Autores: Cheryl A. Wicks, Ed e Lorraine Warren
Título original: Ghost Tracks
Tradução: Humberto Moura Neto e Martha Argel
Editora: Pensamento
Páginas: 295
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

Sinopse: A médium clarividente Lorraine Warren e seu marido, o respeitado demonologista Ed Warren, estudaram, por mais de meio século, fenômenos paranormais ao redor do mundo. Seus casos inspiraram os filmes Invocação do Mal, Amityville e Annabelle. Esta obra reúne as cinco décadas de experiência em investigação de campo desse casal, juntamente com as suas perspectivas histórica, científica e religiosa, para revelar que até mesmo o que é considerado paranormal não pode ser ignorado, tem padrões de comportamento previsíveis e pode ser mensurado cientificamente. Por meio de milhares de palestras, estudos de caso e análise de cartas de clientes, eles revelam o que é conviver com fantasmas, poltergeists e infestações malignas, como investigá-los e solucionar seus mistérios.

Para manter a tradição do ano passado, iniciamos agora em outubro o segundo #Mês do Halloween!! E, para fazer jus a data, vamos trazer para vocês apenas leituras nas áreas do terror e suspense. Por isso esperamos que entrem no clima e se divirtam - ou se assustem - junto conosco!! :D

Como sou muito medrosa para livros de terror (confesso publicamente meu pavor de certas leituras), quis começar logo com o título que imaginei ser o mais aterrorizante para mim: Invocadores do Mal. Uma biografia do casal Warren, famosos por lidarem com casos sobrenaturais em todo o mundo. Por exemplo, a casa assombrada em Amityville e a boneca Annabelle, que acabaram indo parar nas telas de cinema também!!

O livro foi publicado no Brasil pela editora Pensamento em uma bela edição incluindo fotos do acervo dos Warren, mas acabei preferindo comprar o ebook por questões financeiras mesmo. E também porque dificilmente repito leituras aterrorizantes! (Rsrs)

Lorraine e Ed Warren

Invocadores do Mal é dividido em cinco seções. Na primeira parte, o leitor pode conhecer quem são Ed e Lorraine Warren, o demonologista leigo e a médium clarividente, além de um pequeno histórico sobre seus trabalhos sobrenaturais. Nas seções II, III e IV, conhecemos um pouco mais sobre os fantasmas, seus tipos e formas de agir, o mal propriamente dito - considerado diabos e demônios em algumas religiões -, além de seres inexplicáveis como o Pé Grande ou o Abominável Homem das Neves. E, para finalizar o livro, há todo um debate sobre a necessidade da pesquisa paranormal e de sua documentação para as próximas gerações. 

Lorraine discursando em 2013; Ed faleceu em 2006
A obra em si é como um grande guia do sobrenatural, incluindo uma biografia do casal Ed e Lorraine Warren que desde jovens tinham passado por situações que os levaram a estudar e conhecer um pouco mais sobre o inexplicável. Os dois passaram mais de cinquenta anos estudando o sobrenatural e documentaram inúmeros casos, além de criarem a New England Society for Psychic Research (Sociedade da Nova Inglaterra para Pesquisas Psíquicas, em tradução livre) para que toda a pesquisa deles não seja perdido e que as novas gerações continuem com o trabalho.

Confesso para vocês que não passei por sustos ao longo da leitura até porque Ed Warren sempre solta uma piada ou fala sobre sua necessidade de comida, independente de quão assustador possa ser o caso narrado por ele.

Paramos o gravador de novo para discutir essa curiosa reviravolta. A pobre alma era um fantasma porque não acreditava em fantasmas!
Posição 1383-1384

Mas a parte mais aterrorizante - e também a mais interessante - do livro é, sem sombras de dúvidas, quando os Warren narram casos que trabalharam como exemplos para cada assunto tratado. Um poltergeist violento, uma casa possuída por um demônio, um ser inexplicável que ronda uma cidade e tenta “roubar” crianças são alguns exemplos do que você vai encontrar ao longo da leitura.

“O dilema quanto ao mal é que ele é um mestre da trapaça e da desinformação. Ele se aproveita do fato de que os outros não querem se envolver. Ele viceja à base do medo e da confusão. Seja humano ou não, o mal se alimenta da ignorância e da confiança dos outros. Ele busca o controle completo, e se compraz em usar seu poder para causar dano.”
Posição 1994-1996

No porão da casa dos Warren tem um Museu Oculto!
O interessante nesse pequeno guia é descobrir a diferença entre os próprios fantasmas e também algumas dicas sobre como o mal pode se disfarçar e se apossar dos seres humanos. Um fato que considerei extremamente curioso é que o casal temia mais pelas pessoas ateias que por aquelas que seguem alguma religião. Ed e Lorraine acreditam que todas as religiões que falam sobre um único Deus servem ao mesmo Senhor e são protegidas por sua fé. Mas aqueles que não acreditam em nada estão mais suscetíveis a ataques de demônios e suas criaturas do mal.
Todas as informações, é claro, são baseadas na experiência e opinião do casal, além da fé religiosa de ambos. 

“O mal precisa ser convidado a entrar na vida de uma pessoa”, reiterou Lorraine. “Isso pode acontecer de forma direta, por meio de bruxaria e de culto ao demônio, ou inadvertidamente, por meio de tabuleiros Ouija, cartas de tarô, videntes inexperientes ou mal informados, ou comportamentos destrutivos incluindo drogas, álcool, violência ou associação com adoradores do demônio. As entidades malignas nunca foram humanas, e têm poderes inumanos. Por natureza, são mentirosas e manipuladoras. Elas fingem ser algo que não são, para encorajar as pessoas a aceitarem ou desejarem um envolvimento maior.”
Posição 4223-4227

Embora o casal tenha todos os seus trabalhos documentados há ainda muitas críticas de pessoas que dizem se tratar de farsas. A verdade, acredito, nunca saberemos. Mas, confesso que fiquei arrepiada com algumas histórias que li.

Lorraine explicou, “Ed, um demonologista reconhecido, e eu, uma clarividente comprovada, temos investigado e observado o sobrenatural há mais de cinquenta anos. A humanidade, porém, vem observando-o desde a aurora do ser humano. Poderiam milhares de anos de observação humana dos fenômenos paranormais estar completamente equivocados?”
Posição 4251-4253

Casa da história real e assustadora de Amityville
O ponto negativo do livro é a repetição de informações. O livro não é muito grande (tem menos de 300 páginas), mas mesmo assim cansa o leitor com o excesso de vezes que repete a mesma mensagem. Seja sobre a distinção das formas e aparições fantasmagóricas ou sobre a forma como o uso inapropriado de certas ferramentas (como tabuleiro Ouija e cartas de tarô) podem convidar seres malignos nas nossas vidas. 

Apesar dessa questão, Invocadores do Mal é uma obra muito interessante com algumas informações sobre o inexplicável e também exemplos reais de casos que assustaram muitas pessoas. Para os interessados em mistérios e assombrações, é uma leitura indispensável, com certeza!

“A coisa mais bela que podemos vivenciar é o mistério. Ele é a fonte de toda a arte verdadeira e de toda a ciência. Aquele que não consegue sentir essa emoção, que não mais consegue parar para pensar e ser tomado pelo assombro, poderia muito bem estar morto: seus olhos estão fechados.” Albert Einstein
Posição 4275-4277





14 comentários :

  1. Oi Carolina, se é verdade ou não todos os contos da biografia desse casal realmente nunca saberemos, mas que ouvir duas histórias deve ser assustador disso tenho certeza. O fato de você se assumir medrosa pra algumas histórias (assim como eu) e não ter se assustado pelo fato dele fazer algumas piadas me dá um fio de esperança pra leitura, porém não o suficiente pra encarar o livro rsr. Contudo pra quem curte o gênero tenho certeza que o livro deve ser ótimo ;)

    ResponderExcluir
  2. A obra parece ser interessante sim, mas não leria o livro não.
    Apesar de já estar situada com poltergeists, casas possuídas, demônios... Por assistir a série Supernatural haha
    Não sou fã de livros de terror :(
    Acredito que quem curte esse gênero literário vai se deliciar com o livro.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carolina!
    Gosto desse gênero, mas também confesso, sou medrosa! Mas tenho muita curiosidade, então, é bem provável que eu venha a ler! Prefiro livros à filmes de terror. Sua resenha está ótima e me deixou motivada para conhecer mais da obra. Muito obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adoro sobrenatural, achei bem interessante esse livro, dá para saber mais sobre esse fenômeno e como faziam para resolvê-los. Pena que não causou susto rs. Nossa estudaram muito tempo para entender sobre esse assunto. Pena que fica cansativo devido as repetições, mas tenho interesse em ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carolina!!
    Esse livro parece ser muito interessante. Fiquei curiosa para conhecer um pouco sobre a história do casal e dos casos que eles estudaram e conheceram de perto.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. oii Carol! Eu vi o filme, e q filme! Amei dmais! Recomendo! Tenho mto interesse em ler o livro, sempre acho q passam mais detalhes...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Carol, essa é uma leitura que eu passo, muito obrigada.
    Como já conversamos, eu passo reto de terror.
    E mesmo que esse livro não seja uma história propriamente dita, tipo dos filmes (que também não vi e nem quero ver), sei que vou ficar totalmente completamente aterrorizada.
    E que bom que teoricamente a pior leitura para você já foi.
    :P

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Parece interessante o livro, porém passo a leitura.

    Interessante a ideia de tomar a atividade paranormal como objeto de uma ciência.

    Abraço

    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi :)
    Acho muito interessante os casos do Ed e da Lorraine warren porém sou muito medrosa e não tenho coragem de ler os livros deles. Eu assisti alguns filmes que retratam alguns casos e morri de medo então acho os livros serão muito mais pesados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Essa parece ser uma leitura bem diferente. Assim como você, eu sou super medrosa pra terror, mas fiquei bem interessada nessa obra, não parece se ruma história como as outras. E um ponto que sempre gosto nas suas resenhas é que são tão completas que dá vontade de ler todos os livros que você fala aqui hahaha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nunca irei ler o livro e nem assisti ao filme. Kkkk sou muito medrosa, fico impressinada atoa, a ponto de atrapalhar meu dia a dia, por isso evito ao máximo essas histórias.

    ResponderExcluir
  12. primeiro eu nem sabia da existência desse casal tão assustador, só fiquei sabendo depois que a darkside fez tanta propaganda do livro, porque antes disso nem imaginaria. Bom ainda não li nada mas a questão de terror que envolve os dois me encanta muito e quero demais ler!

    ResponderExcluir
  13. Outro livro que parece muito bom, mas esse vou ter que deixar fora da minha lista por algum tempo, já coloquei a versão maravilhosa da biografia deles da Darkside na lista, e como também não sou muito fã de fantasmas, vai demorar um pouco pra ler esse

    ResponderExcluir
  14. Adoro ler as histórias do casal Ed e Lorraine. Já vi alguns documentários tb, além dos filmes baseados nos casos deles. Parece ser um livro bem diferente, com muitas informações interessantes sobre eles e sobre o mundo sobrenatural. Mais um pra minha longa listinha der desejados!!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook