Além - Mundos

Autor: Scott Westerfeld
Título Original: After Worlds
Tradução: Giu Alonso
Editora: Galera Record
Páginas: 564
Onde Encontrar: AmazonBr | Livraria Cultura | Livraria Saraiva


| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Record |
Sinopse: Scott Westerfeld, autor da série Feios, retorna em mais uma aventura de tirar o fôlego.
Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. Eu estou morta, eu estou morta... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entre mundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.

Vou iniciar esta resenha já adiantando que Além-Mundos é um livro diferente de tudo o que eu já li, e aposto que também é diferente de tudo que vocês já leram também. Neste livro, temos a oportunidade de ler uma história dentro da história. É isso mesmo! Temos duas protagonistas, vivendo em mundos completamente diferentes, e desta forma, alternando as narrativas entre duas temáticas distintas: a fantasia e a realidade.

Como isso seria possível? Bem, vou explicar melhor já já, sem spoilers, claro! :)

A primeira história narra a vida de Darcy Patel. Ela é uma jovem recém saída do colégio, que acabou de escrever seu primeiro livro e que assinou um contrato de publicação para o mesmo em uma grande editora em Nova York. Sua família é indiana e seus pais temem por seu futuro como escritora, adiando os planos da faculdade para finalizar, revisar e promover seu livro no próximo ano, e com isso, se mudar para a cidade dos sonhos e das artes. Mas a jovem Darcy só tem um objetivo, publicar Além-Mundos, e começar a trabalhar no segundo livro, já prometido a editora.

Além-Mundos é uma obra de ficção com inspiração na mitologia indiana, um Young Adult com toques sobrenaturais. E Lizzie é a protagonista, e também é nossa segunda narradora. Vamos acompanhar, alternando capítulo por capítulo, a história do livro de Darcy. E ao mesmo tempo em que a jornada de escritora e autora começa para ela, a aventura de Lizzie também têm início. E são vidas completamente diferentes.

Lizzie é uma jovem estudante do ensino médio que vive com a mãe, pois seu pai as abandonou quando a garota era pequena para viver seus próprios sonhos, e enriqueceu com eles. Ele vive em Nova York e ela o vê poucas vezes ao ano. Prestes a se casar de novo com uma mulher mais jovem, ele propôs que a filha passasse uns dias na cidade com eles. Após sua viagem, a adolescente está no aeroporto aguardando o anúncio de seu vôo, que a levará para casa. Mas os planos para ela são outros.

Enquanto troca mensagens com a mãe no celular, atiradores invadem o aeroporto e começam um massacre sem precedentes. São terroristas. Um grupo fanático que possui apenas um objetivo: matar a todos. Lizzie corre por sua vida e ao ligar para a emergência, em pânico, ela recebe uma instrução que salvará sua vida: finja-se de morta. E ela o faz.

"[...] Ele estava atirando nas pessoas feridas, uma por uma, com uma pistola.
- Não, eu não estou em segurança.
- Você pode ir para um local em segurança?
Virei de volta para o portão. Uma dezena de pessoas estava fazendo força, tentando erguê-lo. O metal rangia e balançava, mas estava preso a algum tipo de cadeado. O portão não levantava mais do que alguns centímetros. [...]
[...] - Não, não posso. E ele está atirando em todo mundo. - Nós duas estávamos tão calmas, simplesmente conversando uma com a outra.
- Bem, querida, então talvez você devesse se fingir de morta."

Caída no chão em meio a sangue, corpos e com ferimentos leves, ela deseja tanto parecer morta, sente tanto medo, que seu desejo é concedido. E ela é transportada para o Além-Mundo. Um mundo cinza, frio e cheio de espíritos. Neste lugar inóspito ela conhece o jovem Yamaraj, que nada mais é que um ajudante dos mortos. Um guia que auxilia os espíritos em sua passagem. Mas a adolescente não está morta. Ela têm de voltar, e ela é mandada de volta.

Como única sobrevivente do ataque, Lizzie irá lidar com seus medos e traumas, com o reflexo de ter sobrevivido a algo tão terrível e também com o fato de que foi tocada pela morte, pelo Além-Mundo. E essa visita lhe mostrará o que ela já possuía em seu interior: o dom de ver espíritos, falar com eles, e visitar sempre que desejar, o mundo dos mortos. E encontrar também o encantador Yamaraj.
Mas as coisas não serão tão simples como parecem, pois o Além é cheio de perigos, de espíritos ruins, perdidos e aflitos por almas vivas e cheias de lembranças. Lizzie terá de enfrentar muitos obstáculos antes de se encontrar novamente, antes de voltar a ser quem era após o ataque e viver com o fato de poder visitar o mundo dos mortos.

Darcy, em contraponto, chega em Nova York e inicia sua vida morando sozinha, conhecendo autores famosos, autores iniciantes, lidando com sua agente, e com os desafios do mercado editorial. Somos apresentados a realidade dos autores, das editoras e de todo o processo de publicação de um livro. Ela viverá bons momentos, e outros não tão bons assim. Inclusive irá se apaixonar, afinal quem não se apaixona por Nova York, e por tudo o que a cidade pode oferecer? Muitos desafios aguardam Darcy nessa jornada de pré-publicação, de turnês e da vida de uma escritora que pode vir a ser famosa, e que também precisa dar continuidade a sua obra. O processo criativo não é algo tão fácil. E vamos acompanhar tudo isso de perto.

" - É porque Darcy é, tipo, famosa agora. E a sala dela vive cheia de outros famosos.
Darcy revirou os olhos.
 - Ah, gente, pode parar. Vou apresentar vocês.
 - Apresentar a gente? - repetiu Sagan, cuspindo a tortilha. - Mas eu não trouxe o meu Bunyip.
 - Isto não é uma sessão de autógrafos, Sagan. - brincou Carla. - Isso aqui é a casa da Darcy, que de alguma forma está cheia de autores famosos. "

A história de ambas as personagens se desenvolvem juntas, mesmo sendo completamente distintas. A cada capítulo vivemos Darcy e Lizzie de forma envolvente, e parece mesmo livros completamente diferentes. Achei a experiência fantástica. E além disso, as duas premissas são muito interessantes.
As protagonistas são bem construídas, bem como tudo o que vivem, da forma que eu gosto, com realismo acima de toda a ficção. O Além-Mundo parece real, o medo do terrorismo é real, e a vida de autora iniciante de Darcy parece muito plausível também. É algo que acontece, mas não vemos isso claramente. E Scott Westerfeld soube nos mostrar.


O autor que nos revelar como é ser autor de fato. Seu processo criativo, sua convivência com os próprios livros. Achei muito legal. Eu ainda não tinha lido nenhuma obra do Scott, apesar de ter em minha estante há muito tempo (triste) a série Feios. Agora eu posso dizer que pretendo ler Feios em breve, pois adorei sua escrita. É muito envolvente, criativa, e ao mesmo tempo o mais leve e simples possível, dentro da complexidade que é Além-Mundos.

Amei o livro, sem dúvidas vai entrar no meu top dos melhores livros do ano. Nada melhor que ler um livro diferente de tudo, que sabe inovar num mercado tão competitivo e tão saturado. Super, ultra, mega indicado.

Não duvido, Lisa! :(











21 comentários :

  1. Oi Camila!
    Achei a proposta desse livro muito interessante. Esse lance de uma história dentro da história, me lembrou um pouco o filme A Origem. só que lá eles usavam os sonhos.

    O autor teve uma ideia genial de costurar duas histórias.
    É muito instigante saber que a obra foi inspirada na mitologia indiana, além de toques sobrenaturais.
    Achei legal o autor usar a Darcy pra nos dar a ideia da dificuldade que os autores tem em conseguir publicar seus livros.
    Quero muito saber que rumo a Darcy vai tomar, principalmente com relação a Lizzie e Além Mundos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha!
    Achei bem interessantes a premissa desse livro, nunca li um livro onde narra algum atentado terrorista, e também não li nenhum livro com viagens entre mundos diferentes. Achei a proposta do livro bem diferente mesmo, mas fiquei super curiosa. Também não li a série Feios do autor, mas já vi muita gente elogiando todos os livros do autor, e espero gostar dos livros dele também :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoreeei Camila! Enredo mto boom, a capa eh linda! Sou suspeita de fla desse sonho viver de escrever, pois meus dias são assim, amo escrever! Preciso ler esse livro!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gosto de livros assim diferentes, chega do mesmo do mesmo. Achei interessante o fato de ter esse processo de como é ser autor e tudo mais. Fiquei curiosa com o mundo dos mortos e pelo que a protagonista passou, adoro sobrenaturais em livros e esse toque chamou minha atenção também.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Gostei muito sua resenha, bem elaborada e muito positiva a leitura da obra. A premissa é interessante, inovadora e promete uma boa leitura. Espero ter a oportunidade de ler e e viajar nessa história. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que livro incrível. Tem ação, fantasia, suspense e nem sei mais o qué. Tenso demais. Adorei. Amo histórias assim. Já coloquei na minha lista

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila!
    Ao ler a sinopse fiquei um pouco confusa até entender que se trata de duas histórias diferentes. Meu Deus! Que louco mas muito interessante! É como se fosse dois livros em um só. Então como fiquei super curiosa praticamente devorei a sua resenha. Achei super criativa a ideia de Scott, misturar realidade com fantasia e mostrar seu lado como autor na história de uma das personagens.
    A premissa é bem instigante e acredito que se eu tiver a oportunidade de lê-lo em breve irei devorá-lo desesperadamente como nessa resenha haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu amo esse autor e vou protege-lo hehehe Eu não esperava muito isso a respeito da história, sinceramente. Tava desejando pelo autor, mas tava tentando não conhecer a história. Enfim, gosto muito de livros q retratam dois pontos de vista diferentes,em dois momentos e realidades diferentes, então fiquei feliz de saber que o livro é assim e q o autor soube trabalhar isso bem, como era esperado hehe

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila,
    Adorei a resenha, eu estou louco pra ler esse livro!
    Esse autor é um dos meus favoritos e com certeza esse livro deve ser fantástico!
    Nunca tinha visto um livro com esse tema e super amei!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. achei super interessante esse livro
    estou super curiosa para lê-lo afinal, não é sempre que nós temos o direito de ler dois livros em um. ainda não li nada do autor, apesar da outra série ser super elogiada
    espero poder ler em breve

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila
    Eu li Feios, mas achei que o autor não explorou o potencial da história e os personagens eram bem infantis. Depois disso, não li mais nada dele.
    Por esse motivo estou um pouco receosa de ler Além-mundos. Até achei a premissa do livro interessante, ter dois livros em um é bem diferente.
    Também achei interessante o autor revelar seu processo criativo, com cria suas histórias. Talvez eu dê uma chance a esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, realmente é um livro muito diferente.
    O bom é que pelo que deu pra perceber as histórias não nos confunde, porque tem livros que você fica tipo, ué quem tá falando agora? E nesse não tem isso né?
    Gostei muito da ideia e de como o autor conseguiu segurar ambas as histórias sem fazer confusão, de cara não dava nada pelo livro, agora já o quero.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha visto umas boas resenhas sobre esse livro e essa só veio a aumentar ainda mais a minha curiosidade com relação a essa história que pela sua resenha faz a gente querer muito mais até mesmo quando acaba ^^ Mas ainda acho que essa capa não chama a atenção adequada que o livro merece.

    ResponderExcluir
  14. Oi, essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e cada vez que leio algo sobre ele, fico com mais vontade de lê-lo, por no inicio, pela sinopse parecer tão confuso, mas quando leio as resenhas, vejo que vai além do que eu esperava desse livro, onde duas realidades se confundem e não podemos presumir nada em relação ao futuro das duas personagens. Amei a sua resenha e já está anotada a dica. Vou correndo adquirir e ler. Afinal história com históriua dentro é tudo de bom!
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Camila, eu li Feios quase toda e gosto bastante.
    Não é a minha série preferida da vida, mas é bem bacana.
    E quero ler Além-Mundos desde o Mochilão da Record.
    Amo histórias dentro de histórias, livros sobre livros, principalmente sobre o ato de escrever, sobre escritores, já que sou uma.
    Tenho certeza que vou amar Além-Mundos tanto quanto você.
    <3
    Mal posso esperar!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  16. Desde que falaram no mochilão da Record sobre "Além-mundos" eu fiquei super intrigada, e com muuuita vontade de ler. Mas o resumo feito lá não tinha explicado tanto a história, tanto que eu achava que a Darcy que era a sobrevivente do ataque e que se fingia de morta o.o hsuhaushaush
    CONFUSÃO!
    Enfim, sua resenha esclareceu muita coisa, e com certeza estou mais ansiosa para ler. Ainda não tinha visto um livro onde temos uma hist. dentro de um enredo já produzido, e é claro que o autor fez um trabalho incrível para os dois darem certos juntos.
    Também não li nada do autor ainda, sempre tive vontade de ler "feios", mas estava fugindo de distopia na época, então nem cheguei a comprar. Mas como só ouvi coisas boas sobre a escrita do Scott, vou esperar abaixar um pouco o preço para adquirir os títulos. :3

    Paradise Books || @ParadiseBooksBr
    xoxo

    ResponderExcluir
  17. Quando vi a indicação desse livro em um canal fiquei MUITO interessada e fui pesquisar sobre ele. Ele é fantástico. Estou com expectativa ALTA em relação a ele e sua resenha só me fez ficar mais ansiosa em lê-lo. xD

    ResponderExcluir
  18. Eu acabei de comprar esse livro, fui pesquisar uma resenha e essa me deixou ainda mais animada para lê-lo U.u

    ResponderExcluir
  19. Conheci o blog quando pesquisei por uma resenha dessa livro, e simplesmente amei <3 Estão de parabéns, prometo seguir o blog sempre hahaha Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Li uma serie do Scott Westerfeld que gostei muito por isso assim que soube do lançamento desse novo livro dele fiquei bem curiosa e lendo a resenha com certeza e uma historia bem diferente, achei bem legal temos um livro dentro de um livro principalmente por trazer essas duas historia tão diferentes, e estou bem curiosa para descobrir mais das duas !!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Camila!!
    Estou louca para ler esse livro!! Ótima resenha!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook