O Trono das Sombras - Trilogia do Reino #03

Autora: Jennifer A. Nielsen
Título Original: The Shadow Trone
Tradução: Fal Azevedo
Série: Trilogia do Reino
Editora: Verus Editora
Páginas: 266
Onde Encontrar: AmazonBr | SubmarinoLivraria Saraiva

Sinopse: Uma guerra. Várias batalhas mortais. Pode um rei salvar seu reino, quando sua própria sobrevivência é improvável? A guerra chegou a Carthya. Ela bate em cada porta e janela. E quando Jaron descobre que o Rei Vargan de Avenia rapta Imogen em um plano para colocar Carthya de joelhos, Jaron sabe que deve embarcar em uma ousada missão de resgate. Mas tudo que poderia sair mal acontece. Seus amigos são afastados e estão por toda Carthya e reinos vizinhos. Em um último esforço para evitar o que aparenta ser a perda devastadora de um reino, Jaron empreende sua última jornada para salvar tudo e a todos que ama. Mas mesmo com sua sagacidade rápida como um raio, Jaron não pode evitar o terrível perigo que mira ele e seu país. Ao longo do caminho, ele vai perder o que mais importa? E no final, quem se sentará no trono de Carthya?

Chega ao fim mais uma trilogia em minha vida. A Trilogia do Reino, escrita por Jennifer A. Nielsen e publicada pelo selo Verus do Grupo Editorial Record, tem um lugar especial no meu coração. Minha primeira resenha aqui no blog, em julho de 2014, foi do livro O Falso Príncipe, o primeiro volume. E tecnicamente resenhei um livro por ano, uma bela coincidência. De qualquer forma, estou muito feliz com esse ciclo que se fecha, e também ao observar minha evolução no blog, na qualidade da escrita, na forma de escrever, em tudo.

Vamos recapitular um pouco dos dois primeiros volumes, sempre sem spoilers para não estragar a leitura de ninguém. No primeiro livro, somos apresentados ao jovem Sage, um menino de rua que vive como ladrão, e que esconde um segredo incrível. Na verdade, Sage é um dos príncipes do reino de Carthya, desaparecido e que foi dado como morto quatro anos antes. O rei Eckbert e a rainha Erin têm como herdeiro seu primeiro filho, Darius, mas quando toda a família real é assassinada, o reino entra em colapso político e sofre diversas ameaças.

Em um plano ambicioso, um nobre chamado Conner passa a "sequestrar" jovens que possuem as características do príncipe desaparecido, Jaron, e que possam ser treinados para assumir seu lugar, como um falso príncipe Jaron, retornando ao reino. O que o nobre não imaginava é que seu caminho e seus planos cruzariam com o verdadeiro príncipe. E "Sage", inteligente e nada ingênuo, se aproveita dessa oportunidade para entrar de fato na competição e se tornar o falso, mas verdadeiro, rei de Carthya. Parece confuso? Não se preocupem, autora escreveu um primeiro volume incrível, e sabe encaixar as peças de forma clara. Sage/Jaron é um personagem carismático, teimoso, mas que encanta o leitor nas primeiras páginas. Não é apenas um príncipe de castelos e banquetes, ele já sabe como ser um plebeu, lutar por sua sobrevivência e ser astuto como um ladrão.

No segundo volume, vemos a trama se fechar e se incrementar com novos cenários, personagens e inimigos. As reviravoltas na história surpreendem o leitor e fez de O Rei Fugitivo um dos melhores livros que li no ano passado. Me limito a dizer que o nível de escrita se manteve o mesmo, alto, e que Sage/Jaron irá enfrentar muito mais que o desafio de assumir o seu trono por direito e deixar de ser um jovem das ruas para ser rei. E isso reflete claramente no terceiro, e último, livro.

“Vilões, intrigas e inimigos são coisas simples para mim. Mas as amizades são complicadas, e o amor é ainda mais difícil. Isso tem me ferido de maneiras que uma espada jamais seria capaz.” 

Enfim, O Trono das Sombras vem para trazer os conflitos finais, as grandes batalhas e a resolução destes conflitos no reino de Carthya. No cenário do terceiro volume, Jaron se vê em uma importante missão de resgate que definirá o poder de seus inimigos sobre ele e sobre seu reino. O foco deste volume não é apenas no jovem rei e em suas responsabilidades, mas também em outros personagens, que já foram apresentados nos livros anteriores e que possuem grande influência na vida de Jaron, também. Isso foi um ponto forte no livro, pois tira um pouco o foco do protagonista, gosto muito disso.

O jovem Sage que se tornou Jaron continua sendo um personagem carismático, agora um pouco mais sóbrio, o que revela seu crescimento contínuo até o final da trilogia. A autora soube seguir a linha desse desenvolvimento de personagens e podemos ver um Jaron deixando o irônico e em partes inconsequente garoto para trás e lidando com suas próprias guerras no comando de seu reino. E que batalhas legais, admito!

Mapa de Carthya
Com muita ação e algumas surpresas para nós leitores (essa autora adora surpreender), O Trono das Sombras fecha muito bem a história, e apesar de ter seus pontos altos de empolgação, lutas, e sua calmaria em contraponto, é um livro muito, muito bom. Ao longo da trilogia já temos uma ideia de como será o final da história e também de cada personagem, independente das surpresas, mas não deixa de ser prazeroso acompanhá-lo.

Adorei o final de cada um deles e principalmente de Jaron (<3), achei coerente e até fiquei emocionada em ver o caminho que o falso, mas verdadeiro, príncipe das ruas percorreu ao longo dos três livros. Foi um final digno de rei. E eu continuarei guardando essa trilogia num lugar especial no meu coração, vou sentir saudades dos personagens.





18 comentários :

  1. Oi Camila.
    Eu tenho O falso príncipe na estante, mas ainda não o li. É bom saber que você gostou bastante da trilogia.
    Fiquei feliz em saber que não ficaram pontas soltas e que a autora deu um final coeso para os personagens.

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi o primeiro livro eu fiquei super curiosa pra ler a história,mas ainda não tive a oportunidade de acompanhar essa maravilhosa trilogia! Espero que um dia eu possa enfim descobrir e me surpreender com esta trama.. Ainda mais sabendo que as pontas não ficaram soltas e foi bem construído o final!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila!
    tô aqui me perguntando pq eu não conhecia essa trilogia ainda, acredita!
    eu adorei a sinopse, precisando ler urgente!
    Achei o livro rico em tdos os sentidos, qro mto conferir!
    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Nossa lendo e aprendendo. Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia. Mas não sei de dou conta, sempre me pergunto se consigo ler trilogias, gosto de ler um livro e ponto final, mas vamos ver mais pra frente

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila.
    Não conhecia essa trilogia e me pergunto como isso é possível, já que amo esse gênero e estou sempre em busca de leituras similares. Agora quero ler o mais rápido possível. Achei esse enredo fantástico e só de saber que tem batalhas, me deixou bastante empolgada.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Só conhecia essa trilogia por nome, mas nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ela.
    No geral eu gostei, achei diferente das trilogias que já li e o enredo parece ser daquele que te pega de jeito. Se tiver a chance quero ler sim, as capas são bem bonitas.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante essa trilogia, não conhecia e foi pra minha listinha rs. Parece ser intenso esse último volume com conflitos e batalhas. Adoro quando o autor consegue surpreender o leitor.

    ResponderExcluir
  8. gente eu tô aqui: como assim eu nunca tinha escutado falar dessa trilogia?
    achei super interessante, bem o estilo que eu gosto (sem falar que eu adoro livros com mapas, vai entender)
    ok, agora mais três livros para a lista

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! Tenho um carinho especial por histórias de época e ainda mais, que envolvem reinos, palácios, príncipes...
    Não conhecia a trilogia e fiquei muito interessada, que logo em seguida irei dar uma procurada no skoob, sobre os outros volumes!
    Quando comecei a ler a sinopse desse terceiro volume, fiquei bem confusa. Pois não li os outros livros.
    Mas com a sua explicação sobre cada volume e sem spoilers <3 você soube muito bem falar da história e me fazer entender de tudo muito facilmente.
    Agora vou lá no skoob e já volto *O*
    Beijos Camila!

    ResponderExcluir
  10. Eu também muita vontade de ler essa trilogia. Já vi tanta gente elogiando ela, e parece ser realmente ótima! Acho que vou gostar bastante dos personagens, e adorei saber que você gostou do final. Sem contar que a história da série parece ser muito boa. Já está na minha listinha, só espero começar a ler logo :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia essa trilogia . Após ler sua resenha me interessei muito por ela e quero muito ler.

    ResponderExcluir
  12. Mas como assim gente eu não sabia dessa trilogia ? Parece ser muito boa mesmo e tenho que admitir que quando você fez ul resumão do primeiro livro eu fiquei tipo : Mas o que ? Kkk Eu adorei o enredo e atou triste por não ter descoberto antes mas agora não faz mal e já vou atrás de saber mais.

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse tipo de livro e estou aqui me perguntando como diabos eu nunca tinha ouvido falar dessa trilogia! Sério, achei sensacional! Adoro quando o personagem é forte. Ainda mais quando ele é favorecido mas aprender a se virar na lama sabe? Ou sei lá...Tipo o Clã dos magos q alguém lá da baixa camada social ascende, sabe? Enfim, ficaram de desejados

    ResponderExcluir
  14. Camila, nunca ouvi falar sobre essa trilogia, mas super me interessei (obrigada por não soltar spoilers <3), porque eu amo fantasia desse estilo.
    Leio muitoooooooos livros do gênero.
    Fico feliz de saber que a autora adora surpreender, mesmo que você tenha adivinhado o rumo de vários fatos.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  15. Mais uma vez, descobri uma série que tem tudo à ver com minhas paixões literárias pelo blog rsrsrs Obrigadão mesmo

    ResponderExcluir
  16. Nossa, como eu não conheci essa trilogia antes? Amo histórias assim. Se gostou do final, melhor ainda, menos chances de desapontamentos com séries de fantasia que acontece raramente, felizmente. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Gostei muito dessa historia, já tinha lido a sinopse do primeiro livro e gostado bastante e vendo que temos uma escrita da autora coerente ao longo da serie e que os personagens conseguem conquistar o leitor me deixou bem interessada nessa serie !!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook