Estudos Sobre Fogo - As Lendas de Yelena Zaltana #03

Autora: Maria V. Snyder
Título original: Fire Studies
Tradução: Maurício Araripe
Série: The Sutdies Series
Editora: Harlequin
Páginas: 417
Onde encontrar (disponível em português apenas como livro digital): AmazonBr | Cultura | Saraiva

Sinopse: O aprendizado está encerrado. Chegou a hora do teste de verdade. A notícia de que Yelena é uma Descobridora de Almas capaz de aprisionar e libertar espíritos se alastra como fogo, e muitos ficam apreensivos. Como se suas raras habilidades e um passado condenável já não fossem o bastante para isolá-la, agora o Conselho irá decidir o destino de Yelena. Enquanto isso, ela recebe uma mensagem de alarmar: seu principal inimigo, um feiticeiro que ela havia subjugado, arquiteta uma conspiração contra sua terra natal… Por uma questão de honra, Yelena se vê obrigada a tomar o rumo que irá testar seu poder até o limite, porém a lembrança das pessoas que mais ama é o suficiente para encorajá-la. Ao longo de sua jornada, repleta de aliados, inimigos, amores e assassinos, Yelena sabe que não deve confiar em ninguém. Afinal, ela terá apenas uma oportunidade para salvar seu povo e sua terra.


Acho que é seguro dizer que essa foi a série que mais consumiu o meu tempo (além do meu interesse), e que esse livro em específico quase me matou de tanta ansiedade. Eu nunca quis que ele acabasse, mas trilogia é isso, mesmo; elas acabam e você fica querendo mais. Hoje acabamos As Lendas de Yelena Zaltana, e eu já estou morrendo de saudades. 

Depois de todos os mil e um problemas que Yelena enfrentou nos dois volumes anteriores, como algumas estações nas masmorras de Ixia, envenenamentos, uma porção de gente querendo matá-la, treinamentos e uma nova família, as coisas ficam mais sérias: os rumores de que é uma Descobridora de Almas poderosa começam a percorrer Sitia e preocupar o Conselho. Além de ter de lidar com sua nova reputação, precisa manter seu cargo como Oficial de Ligação entre os países inimigos, para tentar manter a paz, ameaçada por Cahil, agora um fugitivo.

A tensão é grande e a cada momento, novos perigos surgem, sendo que os conselhos misteriosos do Homem da Lua não bastam para ajudar Yelena a seguir seu caminho em segurança. Desse modo, ela deverá aprender a criar as alianças certas com as pessoas certas se quiser enfrentar seu maior medo — e derrotar o seu maior inimigo: o Deformador de Fogo, que está trabalhando junto com Ferde.

Falando assim, parece que Yelena nunca tem descanso, não é mesmo? 
— Yelena, você precisa voltar para uma visita decente — minha mãe instruiu. — Talvez depois que a sua vida se acalmar. — Ela pensou por um instante e acrescentou: — Talvez possa se planejar para nos visitar. Não vejo as coisas se acalmando para você por um bom tempo.
— Sabe disso devido à sua mágica?
— Não, minha querida. Devido à sua história.
P. 132
Preciso admitir que sempre tive problemas com trilogias, julgando até que fosse uma maldição (e isso é uma grande declaração agora, hein): eu nunca havia terminado nenhuma trilogia — até agora. A Série dos Estudos me salvou da maldição de nunca ter conseguido passar da metade do terceiro livro de uma trilogia, e isso é um marco na minha vida. Talvez por isso eu tenha um carinho especial por ela.

Claro, a qualidade do livro independe da minha opinião. Acho impossível desqualificá-lo por questões de gosto pessoal, pois em se tratando de corresponder às expectativas oferecidas pelo gênero e pela premissa do primeiro livro, a série é impecável. 

As personagens são sempre bem construídas, por mais curto que seja o tempo em que tenham aparecido de fato, e não chegam a ser enfadonhas, por mais longo que seja seu desenvolvimento. Algo que notei foi a evolução de Yelena. Sim, desde o primeiro volume, em que não sabia quem era o do que era capaz, ela se mostrou forte e instintiva, mas com o tempo, podemos perceber que se torna mais responsável. Há tantas consequências, tanto para si quanto para as pessoas a sua volta, que Yelena pondera cada vez mais sobre suas ações, mesmo que tenha o velho hábito de fazer tudo sozinha.

Ao mesmo tempo que há evolução, há também uma estabilidade na qualidade da escrita da autora. Em nenhum momento percebi uma mudança no padrão, e isso pode até ser explicado com a narração em 1ª pessoa, já que a personalidade forte de Yelena norteia o romance

Outro ponto que adorei foi a interação de Yelena e Leif. Depois que os dois "se entenderam", digamos assim, com a ajuda do Homem da Lua, finalmente eles puderam ter um relacionamento normal entre irmãos: vontade de se matar, sarcasmo e piadas e internas, tiradas, bastante companheirismo e amizade de sobra. Pelo menos, o mais normal que um relacionamento em que irmãos conseguem se comunicar por telepatia consegue ser:
Morar em Sitia havia me deixado mole. Deixou-a mais esperta, argumentou Leif. Em seguida acrescentou: não muito mais esperta, mas, pelo menos, ainda há esperança de melhorar tal quadro.
P. 52
E a minha preferida talvez seja esta pérola aqui:
— Não há chances. É suicídio — Leif afirmou.
— Encare dessa forma. Vai colocar um fim às nossas discussões — eu disse.
— Como?
— Se morrermos, você estava certo. Você não morre, eu estava certa.
— Eu me sinto tão melhor agora.
P. 431
Sendo especialista a vida inteira no assunto "irmãos mais velhos", acredito que tenha sido uma expressão bem fiel ao relacionamento fraternal (pelo menos, no meu caso, haha!)

Ou seja, ainda há espaço para o humor afiado que sempre encontrei nos outros livros. Janco e Ari retornam  e o que seria dos momentos engraçados sem eles? , tão leves e divertidos como sempre, e Valek dá um jeito de estar presente também (Yelena e as românticas incorrigíveis agradecem). É sempre um alívio ter essas personagens por perto, porque temo que, assim como a protagonista, nos tornamos desconfiados demais para confiarmos em qualquer um. Leif, Ari, Janco, Irys e Valek são os pilares da vida de Yelena; por mais segura de si que possa ser, ela nem sempre é capaz de agir sem ajuda, e ter essas opções como suporte sempre me tranquilizou. 

Por fim, devo dizer que não fiquei nem um pouco decepcionada com o final, como pensei que poderia ficar. Todas as tramas são concluídas, todos os perigos enfrentados e ainda tive algumas surpresas bem agradáveis na reta final da história (e é claro que não vou contar, porque seria o maior spoiler de todos os tempos). 

Essa série me encantou e fez com que eu lembrasse o porquê de amar a leitura. Quando li, pude esquecer completamente da vida, e me distrair nas horas em que tinha problemas demais na minha cabeça. Mergulhei na história e adorei cada segundo. A finalização de minha primeira trilogia, por mais que deixe saudades e uma pontinha de tristeza pelo adeus, não poderia ter sido melhor.
— Sempre haverá outra tempestade. É assim que o mundo funciona. Tempestades de neve, tempestades de chuva, tempestades de areia e tempestades de fogo. Algumas selvagens e outras pequenas. Você precisa lidar com cada uma separadamente, mas precisa sempre estar atenta ao que está se armando para amanhã.
P. 478
Espero que encontrem nessa série tudo o que eu encontrei: boas discussões, temas relevantes, uma heroína humana, personagens cativantes, milhares de boas citações, um refúgio e muito mais do que uma história. Tenho orgulho de dizer que "As Lendas de Yelena Zaltana" agora faz parte de quem sou, não apenas como leitora, mas como pessoa. 



Resenha por Bel Brito



24 comentários :

  1. Oi Bel!
    Faz um bom tempo que quero ler essa trilogia. Adoro essas capas, são lindas e a premissa muito interessante. É tão gratificante terminar uma trilogia e não se decepcionar. Vejo que essa teve um ótimo desfecho e isso muito me agrada. Fico feliz em saber que as personagens foram bem construídas e que continua tendo o humor afiado dos outros livros.
    Espero poder ler essa trilogia o quanto antes.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Essa trilogia parece ser muito boa e que bom que não decepcionou eu tenho medo de isso acontecer quando é trilogia ou série. A vida de Yalena é bem agitada não para de acontecer coisas, que bom que ela é uma personagem forte, porque aguentar tudo isso não é fácil. Adoro livros que tenham surpresas que nos agradam.

    ResponderExcluir
  3. Oii linda,

    Eu li apenas o primeiro volume da trilogia, e sei que é MUITO bom.
    Preciso tomar vergonha e terminar, fiquei ansiosa depois da sua resenhas, ainda mais por saber que a qualidade dos livros se mantém. \o/

    super beijo,
    May - mayeosvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bel, não entendi pq o livro tem 417 páginas e você colocou uma citação da página 431 rsrs.
    Fiquei bem curiosa para ler essa trilogia e é lindo de ver quando acabamos um livro sentindo saudades.

    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty, tudo bem?
      O problema dos ebooks é justamente a quantidade de páginas: a Amazon cita ter 417 páginas, mas dependendo do leitor de ebook (ou até mesmo do livro digital que você comprar), o número varia. O Kindle dá a estimativa de onde a citação estaria se o livro fosse de papel, mas não consegue ser certinho. Uma confusão, né? Hahaha!
      Fico feliz que esteja interessada! Continue visitando, estamos adorando!
      Beijos, Bel

      Excluir
  5. Eu quero muito ler essa trilogia, eu lembro de quando eu comecei a entrar no mundo literário e esta trilogia ja era de grande sucesso, mas o tempo passou e eu esqueci dela. Ainda bem que tem o sei blog pra me lembra-lá e é uma ótima notícia saber que ela foi uma trilogia bem proveitosa de ler. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Gostei muito da resenha e ela me fez ficar bem interessada nessa serie que conheci aqui no blog, gostei muito das historia dos primeiras livro e saber que essa serie termina agradando me deixou bem interessada em ler pois sempre tenho problemas com os últimos livros e principalmente com os finais e sabendo que a serie consegue surpreende nesse dois aspectos me deixou ainda mais curiosa para ler !!

    ResponderExcluir
  7. Bel, você é a única pessoa que eu conheço que fala sobre essa série, mas fala com tanto amor que eu quero muito ler!
    Você me convenceu já lá na primeira resenha.
    Bom de argumento você, hein?
    Fico feliz de saber que foi a primeira trilogia que você terminou e que gostou do final.
    Odeioooooo quando leio três livros para um final uó.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teca!
      Eu vi você acompanhando cada resenha e fico tão feliz que queira ler! Eu realmente amei essa série, meu melhor argumento é que o fim é bom, hahaha! Espero que leia! Se resenhar, eu te dou uma visitinha pra ver!
      Beijos, Bel

      Excluir
  8. Oi Bel.
    Essa trilogia parece ser ótima, já que foi a única que você finalizou. Fiquei super curiosa para ler! Parece que tem ótimos personagens, um cenário diferente e uma história envolvente.
    É bom saber que o final não foi decepcionante e que não foram deixadas pontas soltas.
    As capas dos livros dessa trilogia são bem bonitas também.

    ResponderExcluir
  9. faz tempo que eu quero ler essa série
    e principalmente depois de ler suas resenhas. teve ressaca literária?
    é triste, né?
    vc não sabe se ler logo para poder saber o que acontece ou se enrola para poder ficar mais tempo com eles
    eu ACHO q tem um spin off da série não?
    ah, achei triste só ter versão em ebook =/

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvindo falar desse livrooo...
    Muito legal a resenha.

    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu também não sou muito fã de trilogias, sempre imagino o primeiro livro sendo bom, o segundo péssimo e desestimulo em ler o terceiro. Mas mesmo com essa minha antipatia eu ainda leio de teimosa. Você deixou claro que a leitura é boa e a trilogia promete então bora começar em três, dois, um...

    ResponderExcluir
  12. Não curto muito livros desse tipo. Tanto que nunca tinha ouvido falar nessa série. Fica pra próxima

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia essa trilogia. Mas só de ver o quanto você gosta da série, já fiquei com vontade de ler ela também. A história parece ser muito boa, e gostei de saber que os personagens são bem construídos, e que a protagonista evoluiu durante a trilogia. E também gostei de saber que o final foi bom. A única coisa que me desanima um pouco, é saber que os livros só estão disponíveis digitais (e achei eles um pouco caros) :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Nunca havia ouvido falar dessa trilogia, mas estou adorando ler as resenhas do blog para conhecer tantos livros bons e que infelizmente, antes eu não conhecia. Amo trilogias, na verdade prefiro trilogias do que séries, mesmo que seja uma que eu ame muitooo acho melhor do que se tornar uma série, pois muitas vezes a história se torna desgastante.
    Quanto a essa em especial, fiquei super interessada com suas recomendações, principalmente por você dizer que foi a primeira trilogia que conseguiu finalizar. Eu não consigo parar de ler até saber o que acontece, mesmo com algumas decepções algumas vezes né
    cof cof Divergente cof cof
    Mas enfim, já até fui pesquisar os valores e estou com a cara no chão, são bem carinhos hahah mas vou colocar nos desejados e esperar uma oportunidade para lê-los!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  15. Olá! Não conhecia a trilogia, morrendo de curiosidade em ler e conhecer mais sobre a obra!
    Adorei a resenha! Sobre o livro, achei fácil e rápido, ainda mais qdo prende o leitor dessa maneira,
    Parabéns!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oii. Não conhecia a trilogia. Também não gosto muito desse tipo de leitura, embora as capas de fantasia sejam lindas. Também sofro com trilogias haha

    ResponderExcluir
  17. Apesar de não gostar desse gênero, sua resenha está muito convidativa pra esse livro. Gostei bastante

    ResponderExcluir
  18. Sério q vc nunc atinha acabado uma trilogia?? hehehe a grande maldição pra mim são as séries...Tche, dificil eu completar uma hahaha Enfim, essa é um trilogia que eu há muito tempo tenho interesse, mas ainda não tive a oportunidade de ler. É um alivio saber que até o final a autora mantem a qualidade e constroi bem os personagens e tudo.

    ResponderExcluir
  19. Oiee!
    De cara já falo que amei as capas dos três livros, muito lindas!
    Esse é um tipo de livro que não me pegando lendo sempre, não que não goste mas minha turma de leitoras preferem romance, então qualquer outra coisa eu tenho que comprar, e como a grana não tá lá essas coisas, acabo não conseguindo ler todos os gêneros que quero "adentrar".
    Voltando ao livro, como não li os anteriores fiquei meio perdida, mas já gostei dos sarcasmos de irmãos, isso me lembras das vezes que cutuquei o meu quando éramos mais novos rsrs
    Se eu tiver a chance quero ler sim, no todo eu gostei do livro.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Gosto de ler trilogias mas sempre fico desconfiada pois os primeiros livros costumam ser muito bons e os outros cai de padrão, mas lendo a resenha e vendo que isso não acontece com essa serie e que ela consegue agradar o leitor me deixou bem interessada para ler, achei a historia dos primeiros livros muito interessante e com esse não foi diferente, gostei da evolução da personagens e se tiver oportunidade quero muito ler essa trilogia !!

    ResponderExcluir
  22. Que capas ligeiramente sombrias hehehe Parece ótimo! A história do primeiro livro é incrível, fiquei um pouco receosa com uma possível perda da qualidade nesse volume, mas ao que parece não acontece isso.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook