A Mestiça - Ninho de Fogo #01

Autora: Camila Deus Dará
Série: Ninho de Fogo
Editora: Arwen
Páginas: 268
Onde Encontrar: ArwenStore

| Livro cedido em parceria com a Editora Arwen |

Sinopse: Melane, uma garota de 16 anos que vive com a avó, descobre não apenas ser uma mestiça de bruxa e dragão, como também uma princesa em um mundo chamado Ninho de Fogo.
Com ajuda de seu fiel guardião David, e o pequeno Jack, o garotinho de quase 300 anos de idade, ela volta para sua terra natal, descobrindo que o lugar está se despedaçando.
Em um mundo de dragões, fadas e sereias, Melane terá que ser forte para a batalha que colocará em risco o mundo onde nasceu, enquanto tenta descobrir a quem pertence seu coração.
Uma mistura de romance, aventura, guerra e salvação é o que te espera em Ninho de Fogo!

Olá leitores e leitoras. Neste mês eu estou mergulhada, de novo, no meu gênero favorito: fantasia (eee \o/). Ao contrário da minha resenha anterior, Meio Rei, a resenha de hoje irá abordar uma fantasia bem diferente do sombrio livro do Joe. É um livro mais leve, o que, pessoalmente, gosto de chamar de "fantasia clássica". E o melhor da resenha de hoje é: a trilogia Ninho de Fogo é escrita por uma autora nacional, a Camila Deus Dará. Acho que as Camilas tem uma forte tendência para a fantasia não é? Vamos conferir o que achei de A Mestiça, o primeiro volume de Ninho de Fogo? :P

Melane, ou Mel, é uma garota comum, habitante do estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Chamada de caipira na escola e vivendo apenas com a avó, seu maior dilema é estudar para as provas finais do colégio, e seu dia se resume a livros, passar noites animadas com sua amiga Caroline e dar carona diariamente ao seu vizinho, e melhor amigo, o jovem mecânico David. Parece uma vida pacata, até mesmo monótona, mas a garota do interior não sabe os segredos que seu sangue carrega. Que seus pais, falecidos, lhe deixaram como herança.

Seu destino muda de um dia para o outro, quando sua casa é invadida e sua avó é assassinada por criaturas que a garota não apenas desconhece, como imagina serem fruto de um sonho. Dragões.
David consegue arrastar Mel para fora da casa e em um misto de desespero e fuga, ela se vê, também, nas costas de um dragão. David é um deles. Seu melhor amigo se transformou em uma fera gigante e a salvou da morte certa. E isso é apenas o começo.

A garota é levada então a um mundo novo, um mundo em paralelo e ao mesmo tempo distante da nossa conhecida Terra, chamado Ninho de Fogo.

Mapa de Ninho de Fogo

Ninho de Fogo é um reino mágico habitado pelos dragões e por outras criaturas mágicas, como bruxas, goblins, fênix, sereias e fadas. Mas, ao contrário dos dragões que conhecemos, em Ninho de Fogo, eles tem a capacidade de mudar de forma, e alternar entre seres humanos e dragões. São metamorfos. O reino é governado por um rei tirano, que resiste bravamente a passar seu trono adiante, e não apenas assassinou o próprio filho, como garantiu que não haveria herdeiros e pudesse governar para sempre. Pois os dragões metamorfos não envelhecem com o passar do tempo, e sim quando desejam. Sua morte também só é possível em casos específicos, o que torna o rei Ariel um eterno tirano.

"Chegamos à aldeia. Aqui de perto as casas parecem piores, há crianças nas sarjetas esperando por esmolas que nunca chegam e mulheres sujas tentando vender algo que se parecem com pães torrados. O ar aqui é quente e traz consigo um aroma de sangue e brasas."

Mel não é salva por David por acaso. Seu nascimento é cheio de segredos que lhes serão revelados. Melane é a princesa e herdeira perdida de Ninho de Fogo. Filha de Samuel, o príncipe herdeiro que foi assassinado e uma bruxa, que faleceu quando deu à luz a ela, a jovem é considerada "mestiça" e muito poderosa. Ela tem um grande papel no futuro de seu povo e um destino a cumprir: salvar a todos do ódio e do cruel reinado de Ariel. E David, que sempre esteve com ela, é seu fiel guardião. Mantendo uma promessa antiga, ele não medirá esforços para manter a princesa a salvo.

Em meio a sua jornada, ela fará amigos, como o jovem e encantador dragão Jack, e também inimigos. Enfrentará batalhas e desafios, acompanhada de sua espada mágica, Komodo, e também terá de aprender a lidar com seus sentimentos e seus conflitos internos. Com sua magia. Com a vitória e a derrota. Só assim poderá assumir o que o destino, e seu sangue, lhe reserva e assumir o que é seu por direito: seu trono.

Melane, a Princesa Mestiça.
Melane é uma protagonista que mostra claramente seu crescimento ao longo do livro. Inicialmente é leiga, perdida, obviamente, mas não hesita em crescer e ser madura quando necessário. Gosto mesmo de protagonistas com essa personalidade. Adorei a personagem.
David é o típico herói que é impossível não gostar. Ele é íntegro, honrado, faz tudo por sua família e por Mel. Também acredito em seu crescimento contínuo nos próximos volumes. Ansiosa por isso!

Destaque especial para Jack, um jovem que tem uma personalidade muito forte e traz certo tom cômico a história. Meu personagem favorito até então, pois é sensato em momentos que nós, leitores, gostaríamos de dizer o mesmo. E também é irônico, mas tem o seu lado dramático. Esse conjunto me encantou, por isso espero ver ainda mais o Jack no segundo e terceiro volume.

"Você já se sentiu deslocado, como se não pertencesse a lugar nenhum?
E não importa o quanto você tente, não consegue se adaptar. É como montar um quebra-cabeça, sabendo que muitas peças estão perdidas e você nunca conseguirá ver a imagem final.
É assim que minha vida funciona. Todas as peças estão espalhadas, então fico o tempo todo juntando os pedaços, pois sei que só farei parte de algum lugar e serei eu mesma, quando completar o quebra-cabeça."

A Mestiça foi uma leitura gostosa. Apesar da tragédia e do sofrimento imposto na história, não chega a ser sombrio. Simpatizamos facilmente com todos os personagens e com a ambientação do novo mundo, tudo sendo muito bem explicado e apresentado naturalmente aos leitores, com uma boa dose de magia. Acompanhamos Melane conhecendo seu mundo, e nós o conhecemos com ela. A escrita da Camila é fluida, muito leve e de fácil compreensão conforme vamos nos aprofundando na leitura, mesmo para quem não está acostumado a viajar por alguns mundos. Você pode acompanhar a evolução de sua escrita ao longo da história, inclusive. Me remete a simplicidade de alguns outros livros do gênero, como o clássico "O Hobbit", do meu amado Tolkien. Acredito que a Camila também o tem como mestre e inspiração.

Gostei do livro e a Editora Arwen o publicou em uma edição linda e cheia de detalhes. Existem muitos autores nacionais que escrevem bem, que são coerentes, e buscam melhorar sempre sua escrita. Ninho de Fogo reflete o trabalho de uma dessas autoras.







23 comentários :

  1. Oiii!
    Aii, eu AMEIIII demais a sua resenha!!! Sério, fiquei sorrindo o tempo todo! Hahaha
    Muito obrigada, eu fico muito feliz em saber que gostou do livro, de verdade!!!!!

    Ameiii!! <3 <3

    Bjuuu

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito boa a resenha. Fiquei curiosa para ler.

    Beijos, Jana!

    Blog Eu Li nas EntreLinhas

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de livros "misticos". Nunca me despertou interesse. Sei lá. Tbem nunca dei oportunidade a eles

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila.
    Gosto bastante de fantasia e Ninho de Fogo tem uma ótima história. Não li nenhum livro sobre dragões metamorfos, então isso é uma boa novidade.
    A história parece ser bem envolvente e cheio de aventuras. Melane, David e Jack parecem ser ótimos personagens que vão amadurecendo durante a sua jornada.
    Adorei a capa!

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila!
    Que resenha maravilhosa! Me instigou bastante em ler Ninho de Fogo. Adoro fantasias e só o fato de ter dragões me deixou bastante animada.
    Essa trama me parece bem elaborada e com diversas características inovadoras.
    Estou ansiosa pra acompanhar a Melane em suas batalhas e desafios. E conhecer esse novo mundo em que a personagem se encontra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi gostei do livro e acho que vou procurar uma maneira de adquiri-lo, gêneros de fantasia são uns dos meus preferidos e esse livro parece trazer tudo o que eu gosto em um livro, além de ter o bônus de vir com uma leitura fluida o que ajuda muito na leitura. Mas tenho que dizer que a capa precisa sofrer alguns ajustes, principalmente no desenho ^^

    ResponderExcluir
  7. Ninho de fogo tem uma premissa no mínimo curiosa, achei bem legal essa ideia de dragões metamorfos, e da trama que se desenrola. A única coisa que me irrita é a personagem principal ser filha do rei ou coisa assim, poderia ser uma pessoa comum qe se destaca, porque no geral fica como a receitinha de bolo de quase toda saga, o ente perdido que volta para reclamar o trono e salvar o reino (isso já está demais). Mas no mais deve ser muito bom. Vou ler com certeza

    ResponderExcluir
  8. Oi :)
    Eu amei tanto a estória de A mestiça - ninho de fogo que preciso dele pra ontem!! Meu gênero favorito também é fantasia, e nesse livro engloba todas as minhas favoritas criaturas, que são dragões e sereias, além de ter bruxos. Com certeza vou amar esse livro e estou ansiosa para poder lê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha visto um livro em que alguma pessoa poderia se transformar num dragão, claro que já tinha ouvido sobre lobisomens e tal, mas essa do dragão nunca! Só isso já me deixou super interessada hahaha
    Mas a história parece ser realmente ótima, e acho que também vou amar. O livro já entrou pra minha listinha *u*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Também adoro fantasia e seus seres e adoro personagens fortes e destemidos. Parece ser uma historia com muita aventura e segredos para Mel que nem sabia dessas coisas antes. Interessante esses dragões que viram humanos e não envelhecem.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Camila!
    Que bacana o livro.
    Eu também sou bem fã de fantasia e não recuso o gênero basicamente nunca, hehe.
    Super me interessei e amei saber que é de uma brasileira. A nossa literatura está só que cresce.
    E que venham os próximos volumes!
    Adoro quando a editora cuida dos detalhes da publicação. Deixa a gente só com mais vontade de ler, né?
    Nem li o livro e já gostei do Jack, hahaha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  12. eu tb amo fantasia!! e estou amando o destaque que as editoras estão fazendo com os livros nacionais
    afinal não é de hoje que o brasil tem bons escritores, mas divulgação é outro problema.
    mais um para minha lista, adorei saber do crescimento da personagem e da autora ^^
    ah, boa sorte para a autora
    p.s. a camila fazendo resenha de um livro de uma camila?

    ResponderExcluir
  13. Gte eu amo esse gênero!! Fantasias sempre me prendem atenção!
    Adorei a personagem Melane, torcendo pra q dê td certo no caminho dela!
    Curiosa pra conferir!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Saudações, Camila, sobrevivente fantástica entre as fundadoras.

    Bom, apesar de sumido, acho que ainda não deu pra esquece o quanto curto o gênero, né? Eu gostei bastante do que apresentou em sua resenha, fora o fato de que a capa já havia me chamado a atenção. Estamos cheios de bons autores por aqui, bem com lá fora, basta filtrar a quantidade que percebemos isso. Que a sua xará continue mandando bem e melhorando cada vez mais!

    Até o próximo contato, cambio e desligo!
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi Camila!
    Não sei se gosto ou não desse gênero, mas infelizmente não me apeguei muito a essa história, talvez por estar envolvendo dragões, sereias..
    Outro ponto que fiquei meio triste, foi por que matar a avó da Melane? Coitada :'(
    Mas algo que eu gosto muito nas histórias é de uma personagem forte, que mostra esse amadurecimento, que luta para salvar quem ama. Definitivamente gostei disso na Melane. Aliás como sou a louca dos shipps, to super torcendo pela Melane e o David hahah
    Ah e gosto de saber das novidades, e com o blog me dando a oportunidade de conhecer autores novos e também nacionais, fico muito feliz!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  17. Oiee!
    Achei o livro com informação demais pra o meu gosto, já não sou muito fã de livros nesse estilo, e cheio de coisas acontecendo meio que ao mesmo tempo me deixa confusa.
    Pra quem gosta me parece uma leitura bem legal, mas pra mim, não rola.
    bjokas!

    ResponderExcluir
  18. Oii Ameei este livro...capa linda..me indentifiquei com a "ruivisse" da Melane...Sou apaixonada por livros assim de fantasia...bruxas,fadas,dragões...mundos imaginários ...
    Eu sempre digo que um livro quanto tem mapa pode se esperar muito dele s2

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da resenha, ela parece a Merida! :D

    ResponderExcluir
  20. Eu comecei a ler a resenha desejando o livro, mas agora eu realmente não sei. Parece bem mais do mesmo, sabe? A menina perdida no fim é uma princesa e blablabla whiskas sache. Não sei, não me agradei. E enfim, em alguns cenarios (D&D, por exemplo) os dragões tem a habilidade de assumir a forma humana. Não são metamorfos pq metamorfos são humanos q se transformam em animais. Dragões são dragões que podem virar humanos...É diferente, entende? hahahaha Mas enfim

    ResponderExcluir
  21. A história parece até bem bacana, porém a capa deixou a desejar, no meu ponto de vista. Ainda não conhecia essa autora. Deixo com o sugestao uma resenha do livro do Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares, quer o muito ler uma resenha dele no blog. Se já fizeram, vou dar uma procurada. Abraços

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Assim que vi esse livro no lançamento a capa logo me chamou atenção e lendo a resenha quero muito ler, gostei bastante dessa historia e esse é um gênero que não estou lendo muito por isso foi bem legal relembrar as aventuras fascinantes que podemos encontrar !!

    ResponderExcluir
  23. E 99% dos livros de fantasia que li mostraram-se fascinantes. Espero que não seja diferente com esse. A resenha fez o livro se tornar ainda mais chamativo, ele tá dizendo assim pra mim "Leeeiaaa-mee" kkkk

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook