A Última Estrela - A 5° Onda #03

Autor: Rick Yancey
Título Original: The Last Star
Tradução: Edite Siegert Sciulli
Série: A 5° Onda
Editora: Fundamento
Páginas: 264
Onde Encontrar: AmazonBR | Livraria Saraiva | Livraria Cultura

Sinopse: O inimigo são os Outros. O inimigo somos nós mesmos. Eles vieram até nós porque querem a Terra. Vieram para acabar conosco. Vieram para nos salvar. Eles não inventaram a morte, mas a aperfeiçoaram. Deram um rosto a ela, porque sabiam que era a única maneira de nos exterminar. Por quê? Quem são eles realmente? O que querem de verdade?Atrás de tantas perguntas e enigmas, há uma verdade: Cassie foi traída. Zumbi, Especialista, Nugget também. E todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra. Traídos pelos Outros, traídos por si mesmos. E tudo terminará onde começou no campo de batalha que é o coração humano. Nos últimos dias da Terra, os sobreviventes precisarão decidir o que é mais importante: salvar a si mesmos ou salvar o que nos torna humanos.
Do fenômeno mundial Rick Yancey, A Última Estrela invoca triunfo, perda e ações implacáveis nesta trama sensacional que narra como o destino da humanidade é decidido.

Já faz um tempo que li A Quinta Onda (Resenha), e também conferi o lançamento de O Mar Infinito (Resenha) alguns meses depois. Como disse nas resenhas anteriores, eu adoro esta saga e também admiro o autor, Rick Yancey. Estava muito ansiosa pelo desfecho e também por saber como ele amarraria todas as pontas e que fim daria aos meus queridos personagens. O filme, que foi lançado este ano, não chega aos pés da obra literária, e acreditava, antes de pegar o último volume, que Cassie, Zumbi, Sam e os outros mereciam um final fantástico e cinematográfico. Bem, nem tudo pode ter o glamour que queremos e imaginamos. Mas isso não quer dizer que não seja bom, justo ou ideal, de alguma forma.

Vamos a resenha! E pode ficar tranquilo, como todas aqui no blog, ela é SPOILER FREE (sem spoilers)! :)

A Última Estrela têm início onde fomos deixamos em O Mar Infinito, e o autor já deixa claro que o ritmo do terceiro livro já deixa o leitor a par de como serão as últimas 264 páginas de sua história: tensas e angustiantes. Teremos o resgate de uma das personagens principais, que acabou nas mãos de Vosch, o vilão e comandante que enganou a todos desde o começo, mas isso fica bem claro logo no início, ele já é um vilão explícito. Também observamos Evan lutar contra sua própria espécie, de alguma forma. E com isso, consequências e um destino trágico se encaminha para os fortes personagens que lutaram bravamente por suas vidas até aqui.



Os Outros decidem aniquilar de vez a raça humana. Com o fim de fato se aproximando, batalhas serão travadas, e muitas vidas serão perdidas. O tempo é curto para nós, humanos. Porém, teremos explicações do que são os Outros, do porquê vieram para a Terra e seus objetivos para com a humanidade e nosso planeta.

Presenciamos também momentos heróicos, sacrifícios e alguns personagens se destacando, como o pequeno Sam Sullivan, irmão da Cassie, que amadurece muito ao longo dos livros. E a Especialista, uma das melhores personagens. Ela e a própria protagonista, a corajosa Cassie, terão seus momentos decisivos e de destaque, e juntas brilham no final da trilogia. Eu sempre gostei muito delas e gosto ainda mais agora.

“Os outros concluíram que a única forma de salvar o mundo era aniquilar a civilização. Não pelo exterior, mas do interior. A única forma de aniquilar a civilização humana era mudar a natureza humana."

Apesar de achar que o livro tem poucas páginas para concluir algo que julgo complexo, são páginas bem aproveitadas, tensas e conclusivas. Vou sentir muita saudade de alguns personagens dessa trilogia. Cassie é uma protagonista humana acima de todas as coisas, Ben é meu queridinho, forte e corajoso. Evan sempre foi intrigante, um mistério. Sam e Especialista são personagens de destaque, uma surpresa, e que ficam em nossa memória, e todos os outros, que sempre terão aquele espaço quando se trata do gênero abordado pelo Yancey.

Cassie Sullivan (imagem do filme).
Sem mais delongas, senão seriam spoilers, hoje acredito que o autor fechou bem a saga. De início, resisti a aceitar o final. Achei ruim, como pura opinião pessoal, e fiquei até brava. Talvez eu esperasse muito mais. Algo "Hollywoodiano". Mas refletindo, eu o admiro por sua criatividade, por saber conduzir a história até aqui e por fazer o necessário para uma conclusão que faça sentido, de alguma maneira, com o que ele propôs a escrever. E isso ele fez, não podemos negar.

Mesmo com algumas mortes e acontecimentos que julgo desnecessários (fiquei chateada hahaha), o primordial ele escreveu. Deu um fim e se destacou no gênero, mesclando "jovem adulto" e ficção científica com distopia, unindo os gêneros com sua escrita poética, encantadora e "plot twits" (reviravoltas) de primeira. Eu adoro o autor, o admiro e acho que ele escreve muito bem, pois ressalta os sentimentos humanos e sabe dosar a forma como narra sua história. Seja ela feliz, triste ou surpreendente. Estou muito ansiosa para que ele se aventure em outros livros, outras sagas e eu possa conferir sua escrita novamente!

Por fim, a edição da Editora Fundamento está linda como nos outros volumes, e eu sou apaixonada pelas capas destes livros.

Adeus queridos personagens, brilhem nas estrelas.

Cassie e Sam.





12 comentários :

  1. Oi Camila!
    Ainda não iniciei a leitura da trilogia, mas pretendo fazer isso em breve.
    Fico imensamente feliz em saber que o autor conseguiu mesmo que em poucas páginas, concluir o desfecho de forma conclusiva. Também fico super chateada quando morre algum dos personagens que gostei durante a leitura, mas quando estamos diante de uma guerra, fica impossível não ter baixas :/ Acho que de qualquer forma vale apena ler essa obra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila! Tudo bem?

    E eu ainda não li "A 5ª Onda" e você já pulicou a resenha do último livro? Estou mega atrasado! Hahaha!
    Quero ler essa saga com ugência!

    Beijos,
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  3. Saudações, Camila!

    É, ainda estou vivo apesar de sumido. Alimentar o blog, produzir, gravar e editar o podcast do Multiverso X tem me tomado um tempo enorme e mal consigo tempo viver (ler, jogar, etç). MAS tirei um tempo para vir aqui novamente.
    Caramba, percebo que o final apesar de dolorido pro leitor respeita bem a questão real de uma batalha mortal. Levando em conta que um dos lados é melhor preparado penso que a humanidade levaria a pior XD
    Não vi o filme ainda e nem li o livro, mas ouvi recomendações em podcasts. Sua indicação reforça a opinião de que devo lê-lo assim que essa correria toda permitir.

    Ps. Camila, desculpa usar teu espaço mas avisa a Izabela que respondi a maioria das dúvidas e comentários dela no Coisas de Meninas (e não foi pouca coisa).

    Até o próximo contato, cambio e desligo!
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estou mega curiosa para ler a trilogia. Por enquanto, só vi o filme, e não gostei tanto assim, mas pelas resenhas acho que vou gostar dos livros...

    ResponderExcluir
  5. Só assisti o filme A 5º onda e pelo visto o livro é supimpa. E esse volume vem com tudo uma verdadeira guerra, já sofri sem saber que vidas serão perdidas, muitas vezes são personagens que nos apegamos que se vão. Fiquei intrigada com esse final, nem sempre os finais me agradam rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Eu já iniciei a leitura dessa trilogia que na verdade foi meio arrastada no começo mas com um final emocionante, eu ainda não tive a oportunidade de ler o segundo livro porque sempre que eu via esse livro estava super caro. Lendo a sua resenha me deu muita curiosidade pra ver ler o segundo e esse desfecho, vou tentar comprar logo o outro.

    ResponderExcluir
  7. Oi :)
    Desde que vi o trailer do filme A quinta onda eu fiquei com muita vontade de ler a trilogia pois eu sei que vou ama-lá. Só espero não me decepcionar com o término da série pois tenho muito problemas com finais, quase nunca gosto rs. Enfim, obrigada pela resenha sem spoiler, eu amei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Caah! Eu ainda não li esta série, vou comprar o terceiro e aí leio de uma vez. Não vou negar que tenho receio de encontrar algo que já vi por aí, mas tantas pessoas falam bem que acho que é cisma boba a minha.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Cah, fica difícil dizer algo dessa série sem nem saber por onde começa a história. Eu não li nada dela, mas ouço muitos elogios.
    A editora realmente caprichou nas capas e essa eu acho que é uma das mais bonitas.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ainda não comecei a ler a serie A 5ª Onda, mas assisti ao filme no cinema e gostei muito da historia que me conquistou, achei bem interessante esse mundo que o autor cria e realmente e bem difícil um final que me agrade, mas quero muito ler essa serie, mas não gostei muito de livros com poucos paginas pois fico com medo de o autor deixar muito coisa de fora e acaba uma leitura angustiante quando vai chegando o final !!

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila,
    Eu amei os dois primeiros livros e também o filme, apesar de não chegar aos pés do livro, como você disse. Rsrsrs!
    estou doido, louco e ansioso para comprar esse livro, mas ele está um absurdo! Mas como essa trilogia é uma das melhores da minha vida preciso dela na minha estante!!!

    ResponderExcluir
  12. Amo demais essa trilogia! Cada personagem dessa história tem um pedacinho do meu coração.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook