A Senhora da Magia - As Brumas de Avalon #01

Autora: Marion Zimmer Bradley
Título Original: The Mists of Avalon
Tradução: Waltensir Dutra
Série: As Brumas de Avalon
Editora: Imago Editora
Páginas: 248
Onde Encontrar:
Livraria Cultura

Sinopse: O primeiro volume da série "As Brumas de Avalon" conta a lenda do rei Artur através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central, revelando com as suas vidas e sentimentos, a lenda de Artur, como se fosse nova, e ao mesmo tempo levando o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda.

Olá leitores e leitoras!

Há muitos anos, no início da minha adolescência, me aventurei a ler uma quadrilogia que mudou minha visão a cerca de muitas coisas, inclusive, do poder feminino neste mundo. Adoro a lenda do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, já li mais de uma adaptação desta história, mas, por trás de toda lenda, existem muitas pessoas, e no caso destes livros, muitas mulheres.
As Brumas de Avalon, da falecida Marion Zimmer Bradley, eternizou na literatura o papel e o poder feminino em uma história onde o destaque sempre foi o grande Rei Arthur. Quero trazer para o blog e indicar para quem ainda não conhece ou nunca chegou a ler estes livros.

Neste primeiro volume, A Senhora da Magia, somos apresentados a três das quatro mulheres que se destacam ao longo da história: Igraine, Viviane e Morgana. E veremos a origem de Arthur, de Excalibur, e seus papéis no destino da Bretanha.
Igraine é uma jovem, pagã, que casou-se com Gorlois, o Duque da Cornualha. Desta união, ela deu a luz sua primeira filha, Morgana. Mas, mesmo tendo uma vida pacífica com a filha, Igraine é infeliz, pois sabe no íntimo que o destino lhe reserva coisas melhores. Um amor. Ao receber a visita da irmã, Viviane, ela tem a certeza de que seu destino já está escrito.

Viviane é a Senhora do Lago, em Avalon, onde o paganismo guia seu povo e suas sacerdotisas são treinadas para a magia e para as antigas tradições. Também possui relação com o mago lendário, Merlin, e ao chegar na Cornualha, passa para a irmã uma de suas visões mais importantes: ela terá um filho que será o futuro rei da Bretanha. Porém, não será filho de Gorlois.
Igraine resiste inicialmente a visão da senhora do lago, mas quando o destino a leva a conhecer Uther, seus sentimentos afloram. E assim, com a queda do rei da Bretanha, Ambrósio, ela acaba se apaixonando por seu sucessor e agora rei, Uther Pendragon. E o que lhe foi profetizado há de se cumprir.

"[...] Não, devemos ter um líder que possa contar com a lealdade de todo o povo das duas Bretanhas - a dos padres, e a do mundo das brumas, governado de Avalon. Unidos por esse Grande Rei - e a voz dela adquiriu o tom claro e místico da profecia - "os mundos voltarão a se juntar, um mundo com lugar para a deusa e para o Cristo, para o caldeirão e a cruz. E esse líder nos unificará."
- Mas onde encontraremos esse rei? - perguntou Igraine. - Quem nos dará esse líder?
 E então, de repente, teve medo, sentiu um frio gelado descer-lhe pelas costas, enquanto Merlim e a sacerdotisa voltavam-se para ela, com olhos que pareciam mantê-la imóvel como um pequeno pássaro sob a sombra de um grande gavião, e compreendeu que o profeta-mensageiro dos druiras era chamado de Merlin, os Esmerilhão.
 Mas, quando Viviane falou, sua voz era muito suave. Disse: - Você, Igraine. Você nos dará esse Grande Rei. "

Com Igraine pressionada a seguir a profecia e encantada por Uther, Viviane leva Morgana, ainda pequena, para Avalon. A sobrinha será uma de suas sacerdotisas. O que a senhora do lago não esperava era que a irmã, perdidamente apaixonada pelo rei, e futura mãe do príncipe, Arthur, cortaria laços com Avalon. Ela se tornaria uma cristã fervorosa, e com isso, iniciaria uma batalha entre o paganismo e o cristianismo na Bretanha.

Morgana cresce em Avalon e o leitor acompanha seu desenvolvimento, ao lado da tia. No livro presenciamos uma narrativa variada e que em certo momento destaca a personagem e acaba nos afeiçoando à jovem sacerdotisa e aos costumes pagãos, tudo muito interessante. Os planos que Viviane tem para ela são misteriosos e podem colocar a integridade da jovem à prova. Seu destino seria o mesmo de sua mãe, nas mãos das profecias pagãs e do destino sem escolha? Qual será sua relação com o irmão que nunca conheceu, Arthur?



Marion nos leva a um mundo onde as escolhas podem mudar facilmente o caminho de cada personagem, e elas representam muito. A inteligência de suas personagens femininas e suas personalidades únicas e extremamente diferentes nos levam da admiração ao ódio, e também a repensar as relações humanas, sejam elas de amor, de paixão, de raiva. É incrível como todos neste livro são realistas e palpáveis, suscetíveis aos erros que todos estamos sujeitos a cometer, seja por amor ou por pura ambição, poder. É um dos pontos mais fortes de sua narrativa.

E vemos em A Senhora da Magia, surgir a lenda, o príncipe Arthur, que também será levado a caminhos desconhecidos, será levado a meia-irmã, a batalhas, aos mistérios, a magia e as brumas que rodeiam Avalon. A autora nos revela que seu destino sempre dependeu das mulheres de sua vida.

A Senhora do Lago.

Por fim, muitos leitores destacam o poder feminino no livro, claro. Alguns até diriam que é uma leitura super feminista, mas eu acredito que é, acima de tudo, uma leitura bem feminina. Não existe nada forçado em relação a esta temática, e sim inserido de forma natural. São as protagonistas, narradoras, cujas vidas acompanhamos em cada página. É natural que através delas, possamos ver o poder feminino na história. E elas são mesmo poderosas (yay!). Também não é uma narrativa comum, é bem detalhada, no estilo da Marion, mas que é fácil se adaptar a ela e a se envolver.

Um clássico que deve ser lido. Recomendo muito essa quadrilogia, cada vez que releio eu a vejo de formas diferentes. Então, até os próximos volumes! :)





13 comentários :

  1. Eu AMO esses livros. Tá certo que gosto de quase todos os livros que trazem Avalon e toda sua magia, mas essa quadrilogia tem um lugar reservado no meu coração.
    Amei a resenha. Ai que saudade!!! Até fiquei com vontade de ler de novo :)

    Bjksssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Caah! Eu nunca li esta quadrilogia, mas não vi a adaptação para as telas. Lendo sua resenha imagino que não tenha chegado ao pés de tudo que o livro trás e desejo muito iniciar a leitura o mais breve possível. Em outras histórias da época de Artur, ele sempre foi o destaque junto com a esposa e Lancelot,já As Brumas parece abrir espaço para além destes três. Dica anotada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li essa quadrilogia, mas já tinha visto os livros e nem tinha lido uma resenha, achei bem interessante, gosto de historias com magos e profecias. Gostei de saber da força feminina nessa historia e mais legal que não foi forçado e sim natural.

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila!
    Fico muito feliz em saber que essa quadrilogia enquadra bem o poder feminino a ideia de ser retratar as mulheres como personagens principais foi bem interessante! Fiquei muito intrigada com essa trama por abordar batalhas, mistérios, magia, religião e o início da batalha entre o paganismo e o cristianismo. Se soubesse que era tão boa assim, teria aproveitado as promoções do submarino :/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ca. Tive essa quadrilogia em casa por anos. Era da minha irmã. Não peguei para ler e não sei por onde anda.
    Adorei a história, eu não conhecia..não sabia do que se tratava. Adorei a mistura de historia e ou ler agora. Mas vou precisar comprar, pq não "tenho mais"

    ResponderExcluir
  6. Olá Camila,

    Tenho muito vontade de ler essa quadrilogia, gosto muito dessa lenda e tenho muita curiosidade, espero poder comprar em breve....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Camila!
    Nunca li os livros dessa série, mas já ouvi falar demais e sempre com essa mesma premissa sua: de que as mulheres são as personagens interessantes e que o poder feminino do relato é incrível.
    Também gosto muito da lenda/história do Rei Arthur e sempre fui curiosa sobre esses livros.
    Quem sabe.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. sendo sincera?
    o primeiro é muito legal! a morgana é punk, mas o segundo qd aparece a Guinevere eu quis matar!!! eu tive tanto abuso dela, mas tanto q eu simplesmente desisti de ler os resto dos livros...
    e depois do outro livro da bradley q eu li e terminou e eu hã? ai é q eu não quis conversa

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem..
    Honestamente nunca li essa serie,mais ja tinha lido algumas resenhas sobre ele,mas nao sabia que tinha filme deles,me interessei bastante principalmente por retratar o poder feminino que sao raros os livros que tem esse tema,muito boa a resenha..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  10. Oi :)
    Faz algum tempo de que eu comprei essa quadrilogia e li apenas o primeiro livro e nem sei quando vou terminar de ler os outros. Não foi que eu não gostei da estória, pelo contrário, achei muito interessante e muito diferente de tudo o que li. Porém o que me deixou ociosa foi que achei a narrativa bem lente e me arrastei pelo livro todo. Espero que melhore um pouco nos outros volumes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olha ai outra série que eu preciso começar a ler, mas essa é uma que eu não tenho a menor noção de quando eu irei começar a ler mas muitos lançamento vem ai e eu quero todos kkk Vamos ver como vai ser esse ano e quem sabe eu já inicia pelo menos o primeiro livro antes do final desse ano.

    ResponderExcluir
  12. Camila, acho que todo mundo conhece essa quadrilogia, rs.
    Ela é mais conhecia que nota de 2 reais.
    Mas sabe que ainda não li?
    Bom saber que vale muito apena e fiquei ansiando para conhecer essa história mais de perto.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Essa é uma serie que sempre quis ler mas não sei porque nunca peguei essa serie para ler, gosto muito da historia do Rei Arthur e sempre quis conhecer ela todo e por isso acho esse livro bem interessante por temos esse começo de tudo, espero ainda ler essa historia !!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook