Título Original: The Mists of Avalon
Tradução: Waltensir Dutra
Série: As Brumas de Avalon
Editora: Imago Editora
Páginas: 248
Onde Encontrar: Livraria Cultura
Sinopse: O primeiro volume da série "As Brumas de Avalon" conta a lenda do rei Artur através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central, revelando com as suas vidas e sentimentos, a lenda de Artur, como se fosse nova, e ao mesmo tempo levando o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda.
Olá leitores e leitoras!
Há muitos anos, no início da minha adolescência, me aventurei a ler uma quadrilogia que mudou minha visão a cerca de muitas coisas, inclusive, do poder feminino neste mundo. Adoro a lenda do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, já li mais de uma adaptação desta história, mas, por trás de toda lenda, existem muitas pessoas, e no caso destes livros, muitas mulheres.
As Brumas de Avalon, da falecida Marion Zimmer Bradley, eternizou na literatura o papel e o poder feminino em uma história onde o destaque sempre foi o grande Rei Arthur. Quero trazer para o blog e indicar para quem ainda não conhece ou nunca chegou a ler estes livros.
Neste primeiro volume, A Senhora da Magia, somos apresentados a três das quatro mulheres que se destacam ao longo da história: Igraine, Viviane e Morgana. E veremos a origem de Arthur, de Excalibur, e seus papéis no destino da Bretanha.
Igraine é uma jovem, pagã, que casou-se com Gorlois, o Duque da Cornualha. Desta união, ela deu a luz sua primeira filha, Morgana. Mas, mesmo tendo uma vida pacífica com a filha, Igraine é infeliz, pois sabe no íntimo que o destino lhe reserva coisas melhores. Um amor. Ao receber a visita da irmã, Viviane, ela tem a certeza de que seu destino já está escrito.
Viviane é a Senhora do Lago, em Avalon, onde o paganismo guia seu povo e suas sacerdotisas são treinadas para a magia e para as antigas tradições. Também possui relação com o mago lendário, Merlin, e ao chegar na Cornualha, passa para a irmã uma de suas visões mais importantes: ela terá um filho que será o futuro rei da Bretanha. Porém, não será filho de Gorlois.
Igraine resiste inicialmente a visão da senhora do lago, mas quando o destino a leva a conhecer Uther, seus sentimentos afloram. E assim, com a queda do rei da Bretanha, Ambrósio, ela acaba se apaixonando por seu sucessor e agora rei, Uther Pendragon. E o que lhe foi profetizado há de se cumprir.
"[...] Não, devemos ter um líder que possa contar com a lealdade de todo o povo das duas Bretanhas - a dos padres, e a do mundo das brumas, governado de Avalon. Unidos por esse Grande Rei - e a voz dela adquiriu o tom claro e místico da profecia - "os mundos voltarão a se juntar, um mundo com lugar para a deusa e para o Cristo, para o caldeirão e a cruz. E esse líder nos unificará."
- Mas onde encontraremos esse rei? - perguntou Igraine. - Quem nos dará esse líder?
E então, de repente, teve medo, sentiu um frio gelado descer-lhe pelas costas, enquanto Merlim e a sacerdotisa voltavam-se para ela, com olhos que pareciam mantê-la imóvel como um pequeno pássaro sob a sombra de um grande gavião, e compreendeu que o profeta-mensageiro dos druiras era chamado de Merlin, os Esmerilhão.
Mas, quando Viviane falou, sua voz era muito suave. Disse: - Você, Igraine. Você nos dará esse Grande Rei. "
Com Igraine pressionada a seguir a profecia e encantada por Uther, Viviane leva Morgana, ainda pequena, para Avalon. A sobrinha será uma de suas sacerdotisas. O que a senhora do lago não esperava era que a irmã, perdidamente apaixonada pelo rei, e futura mãe do príncipe, Arthur, cortaria laços com Avalon. Ela se tornaria uma cristã fervorosa, e com isso, iniciaria uma batalha entre o paganismo e o cristianismo na Bretanha.
Morgana cresce em Avalon e o leitor acompanha seu desenvolvimento, ao lado da tia. No livro presenciamos uma narrativa variada e que em certo momento destaca a personagem e acaba nos afeiçoando à jovem sacerdotisa e aos costumes pagãos, tudo muito interessante. Os planos que Viviane tem para ela são misteriosos e podem colocar a integridade da jovem à prova. Seu destino seria o mesmo de sua mãe, nas mãos das profecias pagãs e do destino sem escolha? Qual será sua relação com o irmão que nunca conheceu, Arthur?
Marion nos leva a um mundo onde as escolhas podem mudar facilmente o caminho de cada personagem, e elas representam muito. A inteligência de suas personagens femininas e suas personalidades únicas e extremamente diferentes nos levam da admiração ao ódio, e também a repensar as relações humanas, sejam elas de amor, de paixão, de raiva. É incrível como todos neste livro são realistas e palpáveis, suscetíveis aos erros que todos estamos sujeitos a cometer, seja por amor ou por pura ambição, poder. É um dos pontos mais fortes de sua narrativa.
E vemos em A Senhora da Magia, surgir a lenda, o príncipe Arthur, que também será levado a caminhos desconhecidos, será levado a meia-irmã, a batalhas, aos mistérios, a magia e as brumas que rodeiam Avalon. A autora nos revela que seu destino sempre dependeu das mulheres de sua vida.
A Senhora do Lago. |
Por fim, muitos leitores destacam o poder feminino no livro, claro. Alguns até diriam que é uma leitura super feminista, mas eu acredito que é, acima de tudo, uma leitura bem feminina. Não existe nada forçado em relação a esta temática, e sim inserido de forma natural. São as protagonistas, narradoras, cujas vidas acompanhamos em cada página. É natural que através delas, possamos ver o poder feminino na história. E elas são mesmo poderosas (yay!). Também não é uma narrativa comum, é bem detalhada, no estilo da Marion, mas que é fácil se adaptar a ela e a se envolver.
Um clássico que deve ser lido. Recomendo muito essa quadrilogia, cada vez que releio eu a vejo de formas diferentes. Então, até os próximos volumes! :)
Eu AMO esses livros. Tá certo que gosto de quase todos os livros que trazem Avalon e toda sua magia, mas essa quadrilogia tem um lugar reservado no meu coração.
ResponderExcluirAmei a resenha. Ai que saudade!!! Até fiquei com vontade de ler de novo :)
Bjksssssss
Oi Caah! Eu nunca li esta quadrilogia, mas não vi a adaptação para as telas. Lendo sua resenha imagino que não tenha chegado ao pés de tudo que o livro trás e desejo muito iniciar a leitura o mais breve possível. Em outras histórias da época de Artur, ele sempre foi o destaque junto com a esposa e Lancelot,já As Brumas parece abrir espaço para além destes três. Dica anotada.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Ainda não li essa quadrilogia, mas já tinha visto os livros e nem tinha lido uma resenha, achei bem interessante, gosto de historias com magos e profecias. Gostei de saber da força feminina nessa historia e mais legal que não foi forçado e sim natural.
ResponderExcluirOi Camila!
ResponderExcluirFico muito feliz em saber que essa quadrilogia enquadra bem o poder feminino a ideia de ser retratar as mulheres como personagens principais foi bem interessante! Fiquei muito intrigada com essa trama por abordar batalhas, mistérios, magia, religião e o início da batalha entre o paganismo e o cristianismo. Se soubesse que era tão boa assim, teria aproveitado as promoções do submarino :/
Abraço!
Oi, Ca. Tive essa quadrilogia em casa por anos. Era da minha irmã. Não peguei para ler e não sei por onde anda.
ResponderExcluirAdorei a história, eu não conhecia..não sabia do que se tratava. Adorei a mistura de historia e ou ler agora. Mas vou precisar comprar, pq não "tenho mais"
Olá Camila,
ResponderExcluirTenho muito vontade de ler essa quadrilogia, gosto muito dessa lenda e tenho muita curiosidade, espero poder comprar em breve....bjs.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oi, Camila!
ResponderExcluirNunca li os livros dessa série, mas já ouvi falar demais e sempre com essa mesma premissa sua: de que as mulheres são as personagens interessantes e que o poder feminino do relato é incrível.
Também gosto muito da lenda/história do Rei Arthur e sempre fui curiosa sobre esses livros.
Quem sabe.
:D
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com
sendo sincera?
ResponderExcluiro primeiro é muito legal! a morgana é punk, mas o segundo qd aparece a Guinevere eu quis matar!!! eu tive tanto abuso dela, mas tanto q eu simplesmente desisti de ler os resto dos livros...
e depois do outro livro da bradley q eu li e terminou e eu hã? ai é q eu não quis conversa
Oi tudo bem..
ResponderExcluirHonestamente nunca li essa serie,mais ja tinha lido algumas resenhas sobre ele,mas nao sabia que tinha filme deles,me interessei bastante principalmente por retratar o poder feminino que sao raros os livros que tem esse tema,muito boa a resenha..
um abraço e muito sucesso :)
Oi :)
ResponderExcluirFaz algum tempo de que eu comprei essa quadrilogia e li apenas o primeiro livro e nem sei quando vou terminar de ler os outros. Não foi que eu não gostei da estória, pelo contrário, achei muito interessante e muito diferente de tudo o que li. Porém o que me deixou ociosa foi que achei a narrativa bem lente e me arrastei pelo livro todo. Espero que melhore um pouco nos outros volumes.
Beijos.
Olha ai outra série que eu preciso começar a ler, mas essa é uma que eu não tenho a menor noção de quando eu irei começar a ler mas muitos lançamento vem ai e eu quero todos kkk Vamos ver como vai ser esse ano e quem sabe eu já inicia pelo menos o primeiro livro antes do final desse ano.
ResponderExcluirCamila, acho que todo mundo conhece essa quadrilogia, rs.
ResponderExcluirEla é mais conhecia que nota de 2 reais.
Mas sabe que ainda não li?
Bom saber que vale muito apena e fiquei ansiando para conhecer essa história mais de perto.
http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirEssa é uma serie que sempre quis ler mas não sei porque nunca peguei essa serie para ler, gosto muito da historia do Rei Arthur e sempre quis conhecer ela todo e por isso acho esse livro bem interessante por temos esse começo de tudo, espero ainda ler essa historia !!