Estudos Sobre Veneno - As Lendas de Yelena Zaltana #01


Autora: Maria V. Snyder
Título original: Poison Study
Tradução: Maurício Araripe
Série: The Study Series
Editora: Harlequin 
Páginas: 407
Onde encontrar: AmazonBR | Livraria Saraiva | Submarino  |  Americanas 

Sinopse: Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto. Em Estudos sobre veneno, primeiro livro da trilogia As Lendas de Yelena Zaltana, o reino criado em detalhes por Maria V. Snyder deixa lugar para novas fábulas. Um romance de estreia que impressiona ao mesclar fantasia, suspense e aventura e que foi comparado a Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin, pela Publishers Weekly.

“As Lendas de Yelena Zaltana” foi o nome adotado — nas traduções — para essa trilogia (um tanto quanto desconhecida, mas que eu amo demais e tava louca pra mostrar pro mundo) que reúne as aventuras e desventuras de Yelena em um mundo medieval em que a monarquia foi derrubada por um militar, agora comandante, chamado Ambose.

O livro começa com os pesadelos de uma jovem. Com 20 anos, presa nas masmorras do castelo de um comandante rígido, prestes a ser enforcada por assassinato, sem perspectiva ou saída aparente, a situação de Yelena muda completamente: é dada a ela a oportunidade de virar a provadora de comida oficial. Sua vida em troca do perigo de ser envenenada a qualquer momento.

A escolha é apresentada a Yelena pelo misterioso e sexy Valek, Chefe de Segurança e Conselheiro do Comandante. Somente um tolo recusaria o cargo e, ao ponderar suas opções, a morte certa na forca ou a incerteza de venenos, ela está pronta para dar sua resposta.

— O que digo para o carrasco? — Valek perguntou.
— Que eu não sou tola.   P. 9                                      


Assim começa o desenrolar da história de Estudos Sobre Venenos. Agora em treinamento, Yelena precisa decorar cada sabor, cheiro, textura e cor para cada veneno existente. Como garantia de permanência, Valek faz com que tome Pó de Borboleta, um misterioso veneno, cujo antídoto precisa ser tomado diariamente e só ele possui.

lém de sua nova situação, nossa heroína precisa agora se proteger contra os perigosos capangas de seu perseguidor, o General Brazell, e de todos os empregados do castelo que não confiam na nova provadora de comida.

A narrativa é tão envolvente, até porque é tudo em 1ª pessoa, que consegui devorar o livro de 400 páginas como se fosse um de 200. Há tantos problemas e segredos que vão sendo revelados ao longo da série que se torna difícil não ficar curioso.

Além da escrita, a personagem principal é um ótimo presente. Yelena tem tudo para dar errado, mas ela faz sua vida dar certo: seja fazendo amizade com as pessoas certas, seja usando de toda a experiência que já teve ou adquirindo novos conhecimentos, ela não se deixa ser fraca. E, convenhamos, são muitas as protagonistas que nos fazem pensar “meu Deus, para de ser trouxa”.


Katniss me entende.



Por mais que faça as coisas do seu jeito, Yelena conserta seus erros e sempre evolui. É a história épica de uma garota, gente, quem não ama?

Outro ponto muito positivo são os personagens apresentados. Você pode ler sem esperar muito deles, mas vai se surpreender com algumas reviravoltas. Uma boa surpresa foi o Comandante Ambrose; deixo aqui uma das minhas citações preferidas (que, claro, fará mais sentido depois que lerem, porque não pretendo dar spoilers): 

Torne-se um leopardo das neves para viver com leopardos da neve, torne-se um homem para viver com homens.    P. 273

Apesar de nem todos possuírem um background tão profundo como Yelena, Valek ou o Comandante, querer entender cada personagem — como os divertidíssimos Ari e Janco — acabou se tornando um hábito nessa série. Toda hora eu me perguntava “Mas será que dá pra confiar nessa pessoa? Qual é a dela? E se der tudo errado?”, e isso te faz ficar preso à narrativa.

Pra mim, foi um livro muito bom porque há diversos conflitos e núcleos, ou seja, o foco nunca foi a vida amorosa da Yelena (e nem por isso ele deixa a desejar nesse quesito), e nem cenas estáticas, já que há lutas e momentos tensos bem legais, o que me agrada bastante também. Saiba também que não pode julgar ninguém pela primeira vez que aparece: quase todos os personagens vão te surpreender.

Altamente recomendado, mas preciso dar um aviso: se você ler o primeiro, vai ter de ler o segundo e o terceiro, porque a brecha de um livro e outro — por mais que não seja tão dramática — faz com que você precise continuar, tanto pelo sentido da história quanto por querer saber o desfecho de tudo. Sou suspeita pra falar, mas o livro é bom mesmo.

Portanto, leia!






Resenha por Bel Brito 

21 comentários :

  1. Oi, gostei bastante da tua resenha, está ótima!
    Fiquei interessada em ler essa trilogia, estou conhecendo o livro agora e gostei dele. Aguardo a resenha das sequencias. :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha, é interessante o tema do livro e fiquei curiosa.
    Acho que nunca li nada que fale sobre veneno e a Yelena deve ter rebolado muito pra aprender.
    Espero ler!!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Tinha visto falarem desse livro e fiquei bem interessada e lendo a resenha gostei muito da Yelena ela parece ser uma personagens forte e determinada é realmente e bem legal quando vemos uma personagem que não se deixa ser fraca !!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bel!
    Que resenha mais instigante... Quase não vejo comentarem sobre esse livro, ma quando li a sinopse há algum tempo atrás fiquei muito interessada.
    Adoro uma trama repleta de mistério e segredos.
    Saber que o foco do livro não é o romance me deixou ainda mais com vontade de lê-lo. Acho que assim o foco maior fica mesmo na trama e nos personagens, deixando a estória mais interessante.
    É bom saber que alguns personagens podem nos surpreender. só nos mostra como a leitura é boa.
    Vou seguir o seu conselho e comprar os três pra poder dar início a leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da capa e parece ser interessante. Achei bem diferente essa historia de provar a comida, também achei bem arriscado , se não definir bem os cheiros corre o risco de ser envenenada.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de livros onde os personagens são bem aproveitados e surpreendem o leitor ,não deixando o foco principal só na protagonista! Já conhecia essa saga, mas não sabia que era tão bom assim. Confesso que tinha julgado pela capa, mas agora estou super interessado. Abraços :)

    ResponderExcluir
  7. Oooi!
    To afim de ler um livro da harlequin faz tempo, esse parece um ótimo livro pra começar, gostei de verdade da resenha parece ser bem legal. Bjs xz

    ResponderExcluir
  8. Gostei da Yelena,e a época que se passa o livro, eu queria saber quem ela matou para ser presa.A resenha é intrigante, e curiosa . Espero ler o livro e saber mais sobre a Yelena e Valek

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não conhecia essa trilogia, mas adorei a premissa e já gostei da Yelena logo de cara (uma "mocinha" que não se deixa ser fraca, amei)! Gostei muito de saber que os outros personagem acabam nos surpreendo, adoro quando isso acontece, e fiquei muito curiosa em relação ao livro e ao possível romance kk Acho que vou seguir o seu conselho, e ler somente quando tiver os três. Já adicionei na lista e espero ler em breve, beijo!

    ResponderExcluir
  10. Primeira resenha da Bel e eu já estou colocando o livro na wishlist, hahaha.
    Gente, adorei o enredo e a Yelena! Sinto que vou me apaixonar pela história...
    Estou super curiosa com a série agora.
    Nunca tinha ouvido falar. É fácil de encontrar?

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! Nunca tinha lido nada sobre este livro, na verdade é a primeira vez que o vejo. Sua resenha me deixou mega curiosa acerca dessa história que me parece incrível! Adoro histórias que tem como cenário épocas antigas e com um enredo bem construído. Enfim, gostei bastante da premissa da história, com certeza entrou para os meus desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma pesquisada nas lojas que indicou e nelas só vendem os volumes 1 e 2, o 3 não foi publicado ainda?

      Excluir
  12. Parece um livro bem interessante e de um tipo que nunca li por ter uma provadora de comida no centro da história. Me fez pensar naqueles personagens nos filmes e livros reais, daquela época de reis e governantes importantes e que podiam ser envenenados a qualquer momento.... Nunca parei pra pensar muito em quem era o provador, achei interessante um livro que pega esse lado da história. É claro que a narrativa e trama é mais que isso e pelo jeito é um livro que vicia e faz querer saber mais. Gostei da dica!

    ResponderExcluir
  13. Oi Bel :)
    Nunca tinha ouvida falar dessa trilogia mas já quero muito lê-la, pois meu gênero favorito é fantasia, ainda mais com romance envolvido. A estória do livro é fantástica e amo quando são narrados em primeira pessoa. Tem tudo pra ser uma ótima leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Faz um tempo que tenho vontade de ler Estudos Sobre Veneno,a resenha aumentou minha curiosidade,gostei da Yelena,especialmente o que vi de sua personalidade.Muito bem colocado o gif da Katniss,tem personagem tão trouxa que dá vontade de sacudir o livro!
    Quase todos os personagens surpreendem?!Adorei isso!

    ResponderExcluir
  15. Hey, tudo bom?
    A trilogia parece ser realmente muito boa. Acredito que nunca li um livro com esse enredo, mas estou bem curiosa para começar. Você destacou que iremos nos surpreender com todos os personagens e isso me deixou bem entusiasmada. A trilogia vai para minha lista.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, confesso que nunca li nada da editora Harlequin, mas até que tenho vontade. Pensei que a editora só lançasse romances de banca, aqueles meio eróticos. Legal saber que também tem outros gêneros. Outra coisa a favor desse livro é dos personagens que surpreendem, odeio livros que são previsíveis e não me fazem sentir empolgação com a história. Adorei a resenha, de um livro que eu não conhecia! :)

    ResponderExcluir
  17. Bel, me interessei de verdade pela série. Não conhecia! Mas eu tô com tanta série para ler e não sei se quero encarar outro, você me entende? Ela me chamou atenção no inicio da resenha, mas não manteve minha atenção. Anotei a sugestão, quem sabe leia. xD

    ResponderExcluir
  18. oie bel,
    eu vi essa série em um site estrangeiro que eu acompanho e elas são loucas por esses livros
    adorei saber q foi trazida para o brasil =) definitivamente para minha wishlist bem o tipo de série q eu gosto. ah, obrigada por avisar q a personagem no começo da vontade de matar, mas que ela aprende e vai melhorando. assim eu não abandono o livro e na verdade eu gosto de histórias em que isso acontece torna os personagens mais humanos

    ResponderExcluir
  19. Uaaau que história é essa? Eu nunca ia imaginar pela capa que o livro seria tão bom, com certeza a pessoa deve ficar com o coração aflito querendo que ela se salve logo e com raiva por ele estar fazendo isso com ela. E so de voce falar que nao vamos querer parar de ler me deu vontade, ja adicionei no skoob!

    ResponderExcluir
  20. Já vi esse livro várias vezes em promoção, mas não dava nada, até a sinopse não me encantou, gostei apenas do "carrasco", por isso fiquei surpreendida com a nota e elogios, pretendo dar uma chance a história.

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook