O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #01

Autor: Ransom Riggs
Título original: Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children 
Tradução: Edmundo Barreiro e Marcia Blasques
Série: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Editora: Leya
Páginas: 336
Onde encontrar: AmazonBr | Americanas | Cultura | Saraiva | Submarino | Travessa

Sinopse: Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos. A reedição de um grande sucesso, agora com a capa original. Em adaptação para o cinema pelo diretor Tim Burton.
Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante.
Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares: elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo... E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas.
Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares vai deliciar jovens, adultos e qualquer um que goste de uma aventura sombria. 

Já fazia algum tempo que eu desejava ler O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, escrito por Ransom Riggs e publicado pela editora Leya aqui no Brasil, mas infelizmente os preços não ajudavam muito. E a sorte sorriu pra mim no começo do ano quando achei uma promoção ótima no AmazonBR e comprei meu exemplar! :D

O livro em si é uma bela edição com fotografias antigas ilustrando vários momentos da leitura - principalmente algumas descobertas de Jacob (protagonista). O mais interessante é que todas as imagens são reais e autênticas! O autor, Ransom Riggs, as pegou emprestado do acervo de 10 colecionadores de fotos antigas. Devo confessar porém que esperava uma história mais sombria e tenebrosa e no lugar encontrei uma fantasia até leve em certos pontos, mas muito interessante e agradável.


A história tem como protagonista o jovem americano Jacob, de 16 anos. Quando pequeno, Jacob vivia ouvindo histórias sobre a infância do avô em um orfanato mágico com outras crianças cheias de peculiaridades. Havia a garota que podia levitar, o garoto invisível, o rapaz com uma boca atrás da cabeça, entre vários outros. Mas, ao crescer, Jacob percebeu que as histórias incríveis de seu avô - tanto as da infância, quanto as da juventude caçando monstros ao redor do mundo -  eram apenas contos de fadas para encantar e enganar as crianças. 


O pai de Jacob explicou a ele que seu avô foi o único judeu da família a sobreviver ao holocausto, que viveu por um tempo em um orfanato para refugiados e depois ainda lutou na Segunda Guerra Mundial contra os nazistas que tiraram sua família.
Como não amar um homem que passou por tantas coisas e ainda enfeitava as histórias para o neto?!

O problema de Jacob (e de sua família) começa quando o avô envelhece e começa a misturar a realidade com a imaginação, acreditando fielmente que monstros estavam atrás dele e que ele precisava se proteger. Jacob é quem mais se preocupa e também quem está sempre verificando como anda o avô - principalmente quando ele tem um surto.
E é depois de uma ligação do do avô extremamente assustado que o maior pesadelo de Jacob tem início. Ao chegar na casa, tudo o que o garoto encontra é destruição e o avô mortalmente ferido. E, enquanto tentava salvar o avô, um monstro com tentáculos saindo da boca o encara diretamente antes de desaparecer completamente.

Infelizmente, o avô de Jacob não resiste, mas em um último apelo ele pede ao neto para ir até o orfanato onde viveu durante a infância, assim ele acredita que Jacob estará completamente seguro. Obviamente, todos ao redor do garoto pensam que ele enlouqueceu e muitas visitas ao psicólogo são feitas. 

Entretanto, Jacob não consegue tirar da cabeça as últimas palavras - que foram um tanto quanto desconexas - e que o faz tentar descobrir mais sobre o passado misterioso de seu avô. Entre algumas suposições e documentos antigos do avô, Jacob e o pai se juntam a uma viagem para a Ilha de Gales, onde ficava o orfanato que o avô viveu após fugir da guerra.
Jacob pretende descobrir mais sobre o avô e assim talvez parar de ter pesadelos todas as noites com monstros o caçando.

Na busca pelo passado, Jacob pode acabar descobrindo que as tais crianças peculiares podem ter de fato existido e talvez possam ainda estar vivas! E se elas forem reais, os monstros que seu avô combateu também o são? Seria Jacob um jovem peculiar também? 


O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é uma obra que cresce conforme a leitura se desenvolve. Vamos conhecer Jacob e seus problemas familiares e ir aprofundando no personagem e naqueles que convivem com ele. 
No princípio a narração é um pouco mais lenta e sem fantasia, depois um mistério latente ao passado do avô de Jacob irá se desenvolver e aprofundar a história até o garoto decidir ir até Gales e conhecer mais sobre o avô e todas as fantasias que ouviu quando era criança.
A partir daí, a narração será mais rápida até atingir o clímax de forma bem pensada. E vale muuuuito a pena ler, viu?!

Devo alertá-los porém que a história termina de uma forma que deixa todos os leitores curiosos sobre a continuação da aventura de Jacob. O lado bom é que o segundo livro, A Cidade dos Etéreos, já foi publicado pela editora Intrínseca aqui no Brasil. :D

Acredito que muitos já saibam, mas o livro O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares ganhará uma adaptação para os cinemas sob a direção de ninguém menos que Tim Burton! O longa ganhará um nome diferente do livro, chamando-se O Lar das Crianças Peculiares, com previsão de chegar ao Brasil em 29 de setembro!


Aproveitem para assistir o trailer também:



PS: Pelo o que vi do trailer, a história será um pouco diferente do livro. Já aviso! ;)

Srta. Peregrine




19 comentários :

  1. Oi, Carolina!
    Quero muito ler esse livro, só vejo comentários positivos sobre ele. É uma pena saber que a adaptação não será fiel, parece ser tão boa! Eu achei que fosse um livro de terror, estilo Asylum, mas parece que é bem levinho, pelo que eu pude entender com a sua resenha.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Já estou morta de ouvir falar sobre esse livro e agora com a adaptação prestes a sair do forno, tenho bastante enteresse em ler esse livro pois me chamou a atenção, boa resenha.
    Bjs xx

    ResponderExcluir
  3. Oi Carolina!
    Comprei esse livro mais ainda não tive a oportunidade de ler. Ainda bem que li essa resenha, pois não sabia que terminava de um jeito que nos deixa curiosa pela continuação.
    O fato de o início da leitura ser um pouca lenta não me desanima, principalmente se ela vai aumentando o ritmo conforme a estória vai se desenrolando.
    Adorei o trailer do filme. E se tratando de uma adaptação já esperava que não fosse fiel ao livro. Mas espero que seja tão bom quanto.
    Adoro livros de fantasia e um enredo repleto de mistérios e descobertas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Eu li o livro na época do lançamento e já não lembro dos detalhes. Mas lembro de também não ter achado a história tão tenebrosa assim (a não ser as fotos, né? As fotos são sinistras).
    Gostei, mas não a ponto de querer ler a continuação. Ainda assim (por motivos de: "Tim Burton" rsrs) quero assistir o filme.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Fiquei de ler desde a época do lançamento aqui e não deu. Agora já tem um filme a caminho! O trailer está incrível e gostaria de ir ver quando sair. Mas agora falta ler o livro. O lado bom é que já tem esse segundo, então a espera vai valer a pena por poder ler mais desse mundo tão interessante. Vale a pena né?!

    ResponderExcluir
  6. Caramba e eu achando que era uma história macabra.A resenha é muito boa ,da muita vontade de ler e saber o que acontecerá quando Jacob encontrar o Orfanato.O Trailer é bem legal e a Sr Peregrine e a Minerva da nova geração só que em pássaro não em gato.A capa é bem assustadora,foi ótimo o autor ter colocado imagens reais no livro.Aguardando assisti o filme.

    ResponderExcluir
  7. Carol, a capa me fez pensar que era um livro de terror, e tô afim de ler algo do gênero...Enfim, é mais fantasia e mesmo eu amando o estilo estou com preguiça dele. E essa história não me apeteceu, não o que li aqui. xD

    ResponderExcluir
  8. Olá Caroline, tudo bem?

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro, se já estava curioso agora depois da sua resenha a minha curiosidade só aumentou.....ótima dica.....bjsss.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já faz um tempinho que esse livro está na minha lista, e eu não sabia que ele fazia uma pequena referência a Segunda Guerra Mundial. O livro em si parece ser muito bom, ainda mais com essas fotografias, e adorei saber que elas são verdadeiras *-*. Eu gosto muito da premissa do livro, e lendo a resenha, fiquei super curiosa sobre o passado do avô de Jacob. Vou tentar encaixar esse livro nas minhas próximas leituras e espero gostar.
    E já estou querendo assistir ao filme *-*
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi :)
    Sempre tive vontade de ler esse livro mas nunca lia porque achava que tratava de um terror, e como sou muito medrosa eu nunca leio esse gênero. Porém depois de conhecer mais a estória e saber que será lançado um filme eu quis mais ainda ler. Só to esperando uma promoção pra comprar o livro pois não quero ler em pdf rs. Tenho certeza que o filme será maravilho pois o trabalho do Tim Burton é incrível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro com a capa ainda antiga, em 2013 eu acho,
    No Inicio pensei até que se tratasse de um livro de terror ainda mais com aquelas fotos no decorre do livro, mas de qualquer jeito foi um leitura bem diferente e agradavel, pretendo ler o livro novamente.

    ResponderExcluir
  12. Faz um tempo que o Orfanato está nos meus desejos literários.
    O clímax vale a muito a pena?!Que bom!Não ligo se o começo for lento,desde que faça sentido para a trama é bom se aprofundar nos mistérios a seu tempo.Quando ler vou levar a Cidade dos Etéreos junto,pra ver logo o que acontece!
    E quanto ao filme,já estou aguardando ansiosamente.

    ResponderExcluir
  13. Carol, eu fico com medo só de olhar as fotografias dentro desse livro!
    Hahahahaha
    Maaaaaaaaaas já que você diz que não é tanto terror assim, acho que vou ter que acreditar em você.
    :P
    Eu sou medrosa, mais até em livros do que em filmes, mas todo mundo fala tanto desse que eu fico curiosa.
    E me disseram que o dois é bem bacana também.
    Nem vi o trailer, porque como estou nesse "leio ou não leio" não quero ver o universo criado para os cinemas para não me "poluir" a imaginação caso leia, haha.
    Doideiras de leitores, você sabe como é.
    :P

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  14. A edição desse livro é muito bonita e a história sempre me pareceu ser bastante instigante, porém vi umas pessoas dizendo que não era isso tudo, mas ainda assim tenho a curiosidade de pegar esse livro p ler, ainda mais com o filme vindo aí. Sou louca pelos filmes do Tim Burton, ele é sensacional. No início fiquei um pouco receosa com o livro por causa das imagens, são um porquinhos chocantes rs mas assim que pintar uma promoção, vou adquiri-lo também.

    ResponderExcluir
  15. quando eu vi a capa desse livro pela primeira vez não me interessei muito (tá eu julgo livro pela capa quem não) mas a cada resenha eu fico mais curiosa para ler, principalmente agora que já lançaram a continuação
    espero conseguir ler antes do filme, não me interessa se o tim burton mudou a história eu adoro os filmes dele^^

    ResponderExcluir
  16. Ahhh, eu quero MUITO esse livro. Eu achei a edição MARAVILHOSA, mas jurava que era de terror e nao fantasia e isso so me fez querer mais ainda haha preciso ler logo antes de lançarem o filme!

    ResponderExcluir
  17. Apesar de ser um livro bem famoso e comentado, desde o princípio não me interessou, eu nem sei o motivo, mas depois que soube que ia virar filme e o louco do Burton ia ser o diretor, piorou, detesto os filmes dele.
    Gostei da edição com as fotos.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Quando vi esse livro, não me interessei muito pois pensei que serie mais uma historia voltado para o terror que é um gênero que não gosto muito, mas lendo a resenha gostei muito, parece ser uma fantasia fascinante e fiquei bem curiosa para saber mais sobre esse orfanato e os personagens, também achei bem interessante o autor usar fotos reais o que me deixou ainda mais curiosa !!

    ResponderExcluir
  19. Carol, tudo bem?

    Amei o livro, mas acredita que ele foi um daqueles que a gente deixa de lado e sem nem saber muito o motivo, passa outros na frente? Só criei coragem pra ler depois que vi o trailer, pq aumentou o interesse... Li os dois seguidos, e tô doida pela Biblioteca das Almas...

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook