Autora: Sabaa Tahir
Título Original: An Ember In The Ashes
Tradução: Jorge Ritter
Série: Uma Chama Entre As Cinzas
Editora: Verus (Grupo Editorial Record)
Páginas: 432
Onde Encontrar: AmazonBr | Livraria Cultura | Livraria Saraiva
Sinopse: Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.
Uma Chama Entre As Cinzas já conquistou o público mundo afora, marcando presença na lista do New York Times e agora marcando presença em meu coração de leitora, pois se tornou um de meus livros favoritos! O romance de estreia da autora Sabaa Tahir narra uma história fantástica em um mundo distópico, dominado pelo império e seu exército impiedoso, chamados de os Máscaras.
O imperador e sua sociedade, os Marciais, rica e composta por famílias tradicionais, dominam os outros povos e classes. Em meio a uma paisagem desértica e com um pano de fundo cheio de lendas, mitos e magia, as tribos livres e o povo erudito tentam, arduamente, lutar contra essa hegemonia do imperador. Ir contra essa dominação tão poderosa não será nada fácil, mas a esperança é posta nos ombros de personagens icônicos e corajosos, e a narrativa é do ponto de vista de dois deles.
Laia é uma jovem vívida e muito inteligente, de uma família que pertence à classe dos Eruditos. Vive com o irmão, Darin, e os avós. Seus pais morreram há uns anos e foram líderes da resistência, lutando contra o Império. O motivo e o responsável pela morte de seus pais, ela e o irmão pouco sabem.
Em uma batida noturna da guarda, um guerreiro poderoso, um Máscara, prende seu irmão e assassina seus avós, sua única família. Laia foge, mas jura com toda a força de seu ser que irá salvar Darin, o único que lhe sobrou dentre todos os que amava. Mas até onde ela terá de ir para que possa salvar o irmão das garras da corte, dos Máscaras e de uma morte lenta e cruel na prisão?
"Você é cheia, Laia. Cheia de vida e sombras e força e espírito. Você está em nossos sonhos. Você vai queimar, pois é uma chama entre as cinzas. Esse é o seu destino. Ser espiã da Resistência é o que menos importa em você. Isso não é nada."
Elias é um guerreiro. Ele é um Máscara. Abandonado ainda bebê, ele foi criado como órfão em uma tribo independente no meio do deserto. Quando completou seis anos, foi encontrado a mando do avô, um dos patriarcas de uma das famílias mais importantes e tradicionais do império, os Veturius. Sua mãe, que o abandonou ainda bebê para morrer no deserto, é a rígida e cruel Comandante da Academia Militar Blackliff.
Blackliff é o local onde as crianças são criadas e treinadas por anos a fio para se tornarem os guerreiros mortais do Imperador, os Máscaras. E Elias, sem ao menos entender o porquê, é inserido na academia aos seis anos. Para sobreviver em meio a treinos, fome e dor, o garotinho conhece Helene, que desde o primeiro dia se tornou sua melhor amiga, companheira e seu pilar dentro da Academia. Ambos possuem a mesma idade e as mesmas habilidades, mas Helene carrega uma carga a mais: ela é a única garota em Blackliff.
Elias e Helene sobrevivem aos anos de treinamento, se tornam veteranos e estão próximos da aguardada formatura. Mas o herdeiro dos Veturius não está nada feliz com sua realidade. Cansado dos horrores que já presenciou como Máscara, ele planeja desertar. Mesmo que isso custe sua vida, tudo o que ele deseja é escapar dos muros de Blackliff e ser livre outra vez.
"[...]Amanhã você precisa fazer uma escolha. Entre desertar e realizar o seu dever. Entre fugir do seu destino e enfrentá-lo. Se você desertar, os adivinhos não vão impedi-lo. você escapará. Você deixará o Império. Você viverá. Mas não encontrará consolo nisso."
Porém, como o destino é implacável, uma profecia antiga se cumprirá, atingindo os objetivos de ambos e ameaçando o trono do Imperador para sempre. Os destinos de Laia e Elias já estão traçados e entrelaçados. Para reencontrar Darin, seu amado irmão, Laia irá à procura da Resistência. E para que os líderes a ajudem a salvar o único que lhe resta, ela terá de se aproximar da implacável Comandante e trabalhar como escrava na Academia, observando de perto os assassinos cruéis de seus avós e pais, de tudo o que amava neste mundo. E não será nada fácil, pois a Comandante é uma das piores vilãs que já li. Fria e sem coração, ela tortura suas escravas, causa sofrimento aos seus alunos sempre que possível e odeia o filho com todas as forças.
E o jovem Elias fará de tudo em busca de sua liberdade, mesmo que para isso precise abrir mão do melhor de si mesmo, Helene, e se for pego, de sua própria vida. Mas a liberdade que procura pode estar mais perto do que ele imagina. E pode lhe custar mais do que imagina, também. Ele será capaz de escolher entre o que é certo, entre seu destino e sua liberdade?
"Você é uma chama entre as cinzas, Elias Veturius. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar."
Não vou contar tudo o que rege a história de ambos e a profecia que ameaça o império, e também vou deixar algumas surpresas não reveladas e outros personagens interessantes para descobrirem sozinhos na leitura (leiam!!!), mas devo dizer que a autora construiu uma história rica, cheia de detalhes, conspirações, misticismo e personagens INCRÍVEIS.
Elias é um personagem sensível, mas forte e duro como rocha. Ele foi criado com crueldade, sem conhecer o amor de sua mãe verdadeira e, mesmo assim, possui empatia pelos povos que conheceu, por seus amigos e por quem ama. Nutre um amor puro por Helene, mas ao cruzar com Laia, outros sentimentos despertam em seu coração. Seu anseio por ser livre é comovente e faz com que o leitor torça por ele a cada página.
Laia é uma jovem comum, por assim dizer. Tudo o que ela deseja é seu irmão e retomar sua vida, reconstruir o que lhe sobrou, e não foi muito. Ela é diferente dos pais, que foram líderes, mas não é burra, e possui muito foco em Darin e em encontrá-lo com vida, custando a sua própria ou não. Cresce ao longo do livro e se torna uma promessa, uma chama entre as cinzas, definitivamente!
Destaque também para Helene, a qual eu adorei, pois ela é tudo o que Laia não é: forte, decidida, dura, líder. É uma guerreira, e faz de tudo por Elias, seu ponto fraco, seu amor de infância. A forma como entrará em conflito com tudo e com ela mesma, por ele, é muito interessante ao longo da narrativa. Eu a admirei a todo o momento.
"A ponta da espada é o meu sacerdote. A dança da morte é minha reza. O golpe fatal é minha libertação."
Sabaa Tahir soube mesclar em sua história todos os elementos que eu amo. Ela criou algo novo, intrigante, brutal e complexo, dentro de gêneros bastante explorados, que são a distopia e a fantasia. Sem medo de ousar, sua escrita é intensa, maravilhosa e envolvente. Não consegui largar o livro facilmente e até hoje penso com carinho em Laia, Elias, Helene e sua história. Estou MUITO ansiosa pela continuação. Acho que como a Iza aqui do blog é com Trono de Vidro, eu sou com Uma Chama Entre as Cinzas: apaixonada.
Preciso dizer que recomendo? LEIAM A-G-O-R-A! ;)
Ah, Camila, você ganhou meu coração quando disse distopia + fantasia!
ResponderExcluirAmooooo os dois gêneros.
Fiquei super curiosa para ler a história de Laia, ainda mais porque a Verus sempre acerta, né?
E ver a sua opinião tão positiva, me faz ter mais vontade ainda de ler.
:D
Beijooos
www.casosacasoselivros.com
Olá, Camila!
ResponderExcluirPreciso dizer que quero ler esse livro? Porque estou muuuuuuuuito ansioso para lê-lo, eu só vi críticas positivas da história. Mas o dinheiro para comprá-lo, que é bom... :'(
Ooi!
ResponderExcluirDesde de seu lançamento eu fiquei louca pra ler esse livro e até agora só li coisas positivas e sua resenha então? Só me fez querer lê-lo mais! Adorei.
bjs xz
Awm Camila! São tantos elogios a esse livro... Parece que a autora soube conduzir uma história forte, com personagens bem construídos e empáticos.
ResponderExcluirPelo que você falou da Helene, já sei que vou me identificar muito com ela. Adoro personagens fortes e decididas.
E gosto mais ainda de uma trama que nos prende e surpreende a cada momento.
Estou louca pra ler esse livro, adorei sua resenha. Conseguiu me instigar ainda mais, se é que é possível, hehehe.
Abraço!
Gostei da Laia, fazer tudo isso pelo irmão é corajoso.O Elias também, ser abandonado e depois ter que aprender tão jovem a lutar .Helene é valente,corajosa e guerreira e começou jovem também uma personagem que me chamou a atenção.Os três personagens tem personalidades distintas e são audacioso.A capa é linda e as imagens postas no post também,livros com gênero de Distopia são os melhores. A resenha esta incrível.Só lendo para saber com quem Elias vai ficar e como tudo acaba.
ResponderExcluirUMa chama entre as cinzas está na minha lista de leituras e tô louca para ler, a sua resenha só despertou mais a minha vontade. Ainda não comecei porque tô com preguiça de fantasia, apesar de amar o gênero. xD Vai entender.
ResponderExcluirDesde que lançou esse livro eu fiquei com muita vontade de lê-lo mesmo sem saber do que se trata pois eu achei essa capa muito linda. Depois de ler sua resenha eu fiquei com mais vontade ainda. Já shippo muito Elias e Helene rs.
ResponderExcluirBeijos.
Eu já tinha visto esse livro antes, mas não sabia que ele era isso tudo! Adorei o fato da autora mistura fantasia com distopia, pois são dois gêneros que eu gosto muito, e parece que ela conseguiu criar algo muito inovador. Prevejo um pequeno triângulo amoroso, mas nada que me incomode. Adorei o fato da autora ter criado a Helene e a Laia com personalidades tão opostas e fiquei super curiosa em relação a profecia. E é claro que já adicionei na minha lista. Beijo!
ResponderExcluirNem preciso dizer que também adoro ler fantasia, adorei a resenha e to bem curiosa para ler também Uma Chama Entre as Cinzas, gostaria de saber quantos livros são no total.
ResponderExcluirHum,recebeu um excelente.
ResponderExcluirDeu pra notar na resenha a complexidade da construção do mundo usando fantasia e distopia.
A personagem Helene foi a que mais chamou minha atenção.
Estou louquinha para ler esse livro. Essa capa me chamou bastante a atenção e ao saber da história tive a certeza de que eu amaria. Esse é o estilo de livro que eu simplismente devoro. Fora o retorno que o livro está dando aqui no mundo literário, só reforça a minha vontade de lê-lo.
ResponderExcluirOi! Adoro livros de distopia e so ouvi maravilhas dele, to mto curiosa pra ler! Pena que a capa é bem feinha, na minha opiniao. Podiam ter feito uma melhor, mas td bem!
ResponderExcluirOi Ana Paula! Não se desanime pela capa não, ao longo da história ela faz sentido, pois é o muro que divide a academia e o restante do povo, além de eles viverem em um mundo com clima desértico:P
ExcluirBeijos!
eu amo distopias, essa capa é meio nada com o livro, mas tudo bem
ResponderExcluireu gostei da Laia e amei o elias, ele é daqueles personagens que vc ama logo de cara <3
na verdade eu tenho q terminar de ler esse livro. prova em cima de prova e trabalho não tá sobrando muito tempo para ler ^^
Oi Mariana! Ao longo do livro A capa faz total sentido, pois é o ambiente que se passa a história. É o muro alto que separa a população da academia, e é retratado diversas vezes ao longo do livro. Além do mais, é acima de tudo uma fantasia com características distopicas. De uma chance de chegar ao final do livro sim. Beijo!!
ExcluirÉ um livro que é tudo o que pensei que seria e mais. Vi muita gente falando super bem dele e me animei pra ler. Aí veio as resenhas e caramba, uma melhor que a outra. Aqui mais uma na lista de boas resenhas e que dão vontade de correr pra pegar o livro. Nossa, é uma história tão bem construída e com personagem marcantes. Adorei! Louca pra ler também *-*
ResponderExcluirLeia mesmo! Você vai se apaixonar, assim como eu ;D
ExcluirBeijos!
Livro elogiado, amo quando o governo é autoritário, mas há uma revolução da população, meio clichê, mas os meios para o objetivo que é mais legal. Apenas o que me desanimou foi que ainda há mais dois livros, vou esperar lançarem todos para não sofrer de ansiedade.
ResponderExcluirGostei do Elias!
Oi!
ResponderExcluirTenho que ler essa historia, assim que a sinopse achei a historia interessante, mas lendo a resenha fiquei muito curiosa para poder ler, gostei muito desse mundo criado pela autora que parece ser fascinante e muito perigoso e dos seus personagens pois parecem ser marcantes, fiquei curiosa sobre a Comandante que parece mesmo uma vilã bem cruel e com certeza irei ler !!
NOssa, esse é um livro que tá na minha lista há séculos... Não tinha me interessado tanto assim..E daí, entro aqui, e vc dá um excelente?! E agora? rs a leitora fica enlouquecida desse jeito.
ResponderExcluirbeijo