Li até a página 100 e... #06 O Enigma de Shalkas


Autor: André C. S. Santos
Editora: Arwen
Número de Páginas: 436
Onde encontrar: Arwen Store

| Livro cedido em parceria com o Grupo Editorial Arwen |



PRIMEIRA FRASE DA PÁGINA 100:

"Só posso falar certas coisas, mas há algo que preciso te contar, nunca falei isso para ninguém, mas você ainda carrega um fardo enorme."


DO QUE SE TRATA O LIVRO?

O livro é uma fantasia que trata das misteriosas lendas e histórias de uma reino medieval, completamente paralelo ao nosso, nas terras de Herégion. A narrativa conta os segredos dos antigos reis através da trajetória do jovem de 16 anos Noah, que, querendo saber a história por trás do desaparecimento de seu pai, Wood, insiste para que seu avô lhe explique tudo o que sabe. Fragmentos de um diário, pedaços da memória de seu avô e acontecimentos inexplicáveis vão tecendo uma espécie de colcha de retalhos que ilustram as verdades escondidas nas lendas.



O QUE ESTÁ ACHANDO ATÉ AGORA?

Devo reconhecer que comecei o livro com o pé esquerdo: tive muita dificuldade para me ligar com a história por causa das descrições muito longas logo no início, e a demora para a história de fato começar (e devo dizer que ela só começa depois da página 101, que foi onde parei). Mais adiante, fui me acostumando à escrita  um tanto confusa — e minha curiosidade foi atiçada, sem dúvidas. O problema é que eu me perdia com todas as informações sem conexão com a história principal, porque eram muitos segredos e conversas que nunca eram revelados totalmente; era como se eu tivesse chegado no meio de uma história, e não no começo. Tive a impressão de que o bom enredo  e parece ser, de fato, um bom enredo  poderia ser melhor aproveitado como um roteiro para uma série ou até um filme, Enfim, não foi uma leitura que me agradou muito, mas reconheço suas qualidades.


O QUE ESTÁ ACHANDO DA PERSONAGEM PRINCIPAL?

O livro, apesar de ter Noah como personagem principal, pouco trata dele no início, ele não tem muitos diálogos longos: é tudo sobre seu avô e os segredos que esconde. E ele é uma ótima personagem, que engana no começo, mas de longe foi o que mais me chamou atenção, sendo um dos pontos mais fortes do livro, certamente. 


MELHORES QUOTES (ATÉ A PÁGINA 100):

"— Noah, como sempre lhe digo, a dádiva do conhecimento nunca será suficiente. Aprender é um dom que devemos buscar eternamente, se você um dia quiser ser alguém em sua vida. [...]" P. 32

"— Toda história possui ensinamentos, só que ninguém presta atenção nos fundamentos delas, só querem saber de contos heroicos e monstros derrotados. O que importa não é a quantidade de livros em sua estante e sim o que entendeu e absorveu de bom de cada história." P. 93

VAI CONTINUAR LENDO?

Lá pela página 50, confesso que pensei em abandonar o livro porque não tinha conseguido me conectar com a história ou com os personagens, mas fui continuando até chegar na fatídica página 100 e reconheço que talvez tente terminá-lo. Tem muita coisa pra acontecer, e posso querer descobrir o fim dos mistérios.


ÚLTIMA FRASE DA PÁGINA 100:

"— Muito obrigado por me alertar."




13 comentários :

  1. Oi Isabel!
    O fato do livro ser fantasia me agradou logo de cara. Principalmente por ser um gênero que gosto bastante.
    É uma pena que o início não tenha te cativado. Também não me agrada estórias com descrições muito longas e ainda mais com a escrita um tanto confusa. Isso é algo que logo me desmotiva, mas não costumo abandonar uma leitura. Geralmente esse tipo de leitura depois que pega um ritmo tende a nos surpreender.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. A capa é muito atrativa,por se tratar em uma época antiga e no reino Medieval aparenta ser um ótimo livro.
    Fico feliz por ter continuado e não ter abandonado na pagina 50.As vezes o livro demora muito para em si a estoria realmente começar o que nos desprende. Espero que consiga terminar-lo por completo.

    ResponderExcluir
  3. Ooi!
    Não conhecia a obra e apesar de você ter dito que a escrita demasida detalhada é cansativa, acho que gostaria de ler a obra, gostei bastante dos quotes. Adorei a coluna!

    http://lendocomela.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  4. eu acho interessante essa analise do até a página 100
    ah, já aconteceu isso muito comigo de eu não conseguir me conectar com a história e ou personagens e desistir
    espero q vc leia até o final e tenhamos uma resenha completa, eu não conhecia o autor e faz bem o estilo que eu gosto

    ResponderExcluir
  5. Nao desiste assim tao facil nao hahah mas sei como cansa livros muito descritivos, termina e faz resenha falando se vale a pena mesmo ou nao.

    ResponderExcluir
  6. Oi :)
    Amo fantasias e gosto bastante quando se passa na era medieval. Tenho problemas também com livros de descrições longas, passei muito tempo lendo a série As Crônicas de Gelo e Fogo, e no final vale a pena porque amei essa série. A estória desse livro parece ser bem legal então não desiste a traz a resenha pra gente rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Não sei se leria, mas achei uma dica interessante de gênero e a capa chamou atenção. Só que não parece muito animador =/

    ResponderExcluir
  8. Gosto bastante de livros de fantasia mas confesso que não é sempre que estou lendo esse gênero, acho que o fato se dá a repetição de acontecimentos. É difícil de eu abandonar um livro, geralmente eu insisto até não dar mais mesmo. Sempre acho que o jogo pode virar e eu começar a gostar do livro. Uma pena que na maioria das vezes eu esteja errada e o livro não fique bom mesmo e eu perca tempo podendo ler algo melhor, mas me sinto culpada. Espere um pouquinho e depois tente voltar a ler o livro, às vezes isso dá certo comigo. Às vezes não é o momento certo para lê-lo :)

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã de fantasia, principalmente medieval, mas o plot da história parece ser bem legal, pena o livro ser assim tão parado :/ se terminar conta o q achou no final da leitura

    ResponderExcluir
  10. Eu amo fantasia, mas desde que seja inteligente e coeso.
    Nesse caso, não me chamou a atenção, principalmente por causa dos seus comentários.
    Descrição demais cansaaaaaaa.
    Mas se eu já tivesse começado, não desistiria. Eu não consigo deixar um livro pela metade. Dou uma chance para ele até o fim! :P

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro fantasia, Iza, mas está não me interessou e o fato da narrativa ter desagradado no início tb não. Quando tiver uma resenha total sobre ele quem sabe desperte vontade de ler. xD

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já tinha visto esse livro mas ainda não tinha parado para saber do que se trata a historia e lendo a o post achei o livro interessante, mas por ter um começo bem descritivo acaba me desanimando para ler !!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, adorei a forma como você colocou sua opinião, esse formato de ir respondendo as questões sobre a leitura. Muito criativo!

    beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer quatro blogueiras felizes, seu comentário e sua opinião são muito importante pra nós! Todas as visitas e comentários serão retribuídos.

(Comentários contendo ofensas e palavras de baixo calão não serão aceitos).

Seguidores

No Instagram @bloglohs

Vem pro Facebook